Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Marco dos direitos civis em especial multimídia

O jornal americano Montgomery Advertiser comemorou em grande estilo o
aniversário de 50 anos da prisão de Rosa Parks, costureira negra que se recusou
a ceder seu assento no ônibus para um branco. Em Montgomery, capital do Alabama,
os negros eram obrigados por lei a ceder o lugar para qualquer branco que o
pedisse e a recusa de Rosa foi um divisor de águas no movimento pelos direitos
civis. Sua prisão desencadeou um boicote dos afro-descendentes ao sistema de
transporte público e chamou a atenção de todo o país para a situação dos negros
no sul dos EUA. Rosa morreu em outubro deste ano, aos 92 anos.


No sítio do jornal foi criada uma seção interativa
para relembrar a importância do boicote em Montgomery no movimento pelos
direitos civis. A página especial levou um ano para ser desenvolvida
e oferece entrevistas em vídeo, galeria de fotos, linha do tempo, primeiras
páginas do Montgomery Advertiser da época e 600 artigos históricos
escritos durante o período. A edição impressa do jornal de quinta-feira (01/12)
veio acompanhada de um livro comemorativo de 56 páginas.


‘Eu acho que é tarefa das organizações de mídia não apenas cobrir as notícias
do dia, mas também preservar as notícias do passado’, afirmou o diretor do
jornal online, Paul Crawford, que coordenou a produção do especial.


Convergência de mídias


A revisão do caso de Montgomery não é apenas um excelente exemplo da função
do jornalismo como um serviço público, mas também da convergência entre os meios
impresso e online. O publisher e os editores do jornal se reuniram há
mais de um ano para começar a planejar a cobertura da data histórica e decidiram
desenvolver projetos paralelos para várias mídias, incluindo um livro, uma seção
especial impressa e outra online. Crawford e o produtor multimídia Scott
Schneider acompanharam os repórteres do jornal impresso em campo e gravaram com
uma câmera digital 25 entrevistas com personagens que participaram do boicote.
‘Como nunca havíamos levado câmeras com os repórteres antes, conversamos sobre o
tema para deixá-los confortáveis e eles conduziram suas entrevistas como
normalmente as fariam’, disse Crawford.


O aspecto multimídia do projeto necessitou apenas de um investimento mínimo
de uma câmera de vídeo digital, tripé, programa de edição de vídeo e um
computador. Depois desta experiência, a meta de Crawford é tornar a produção de
vídeos diária para o sítio do jornal. Informações de Jay DeFoore [Editor
& Publisher
, 01/12/05].