Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Repórter da Time fala a promotor

A repórter da revista Time Viveca Novak se encontrou na quinta-feira (8/12) com o promotor Patrick Fitzgerald, responsável pela investigação do caso Valerie Plame. Ela foi convocada pelo promotor para falar sobre conversas que teve com o advogado de Karl Rove, estrategista político da Casa Branca que ainda está sob investigação.


Há alguns meses, outro repórter da revista, Matthew Cooper, foi ameaçado de prisão por se recusar a revelar a identidade da fonte que lhe informou que a mulher do ex-diplomata crítico ao governo Bush Joseph Wilson era uma agente da CIA. Cooper acabou testemunhando depois que obteve permissão de sua fonte para fazê-lo.


Até agora, Fitzgerald indiciou apenas Lewis Libby, ex-chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA. O promotor continua a se concentrar em Rove, entretanto, porque não ficou clara a razão pela qual o estrategista político só revelou que havia conversado com Cooper na segunda vez que testemunhou diante do grande júri. Segundo o jornalista, foi nesta conversa que Rove lhe falou sobre Plame.


Viveca foi questionada sobre suas conversas com Robert Luskin, advogado de Rove. O editor administrativo da Time, Jim Kelly, afirmou que a revista publicaria na próxima semana um depoimento da repórter sobre a conversa de mais de uma hora com Fitzgerald. Luskin depôs na semana passada, segundo informação divulgada pelo sítio da CNN. O advogado afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto. Informações de David Johnston [The New York Times, 9/12/05].