Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A infância e a adolescência de JK

Trinta anos depois de sua morte, Juscelino Kubitschek de Oliveira continua presente no imaginário nacional como símbolo do otimismo e da capacidade de realização. O Presidente Sorriso, o Bossa Nova, JK fez muito mais do que construir Brasília. Ele consolidou o Brasil moderno.

Para que possamos entender melhor esse homem excepcional, o autor Roniwalter Jatobá concentra a maior parte do livro nas primeiras três décadas de vida de JK, quando ele ainda nem sonhava em fazer uma carreira política, unindo o documental ao ficcional para acompanhar sua trajetória desde o nascimento, em 1902, em Diamantina e pela morte do pai menos de três anos depois, e sua infância pobre, quando era só o Nonô de Dona Júlia a correr descalço pelas ladeiras da cidade mineira.

Na descrição dos esforços do jovem Juscelino e sua família para que ele consiga superar as dificuldades impostas pela pobreza, continuar os estudos e se formar em medicina vemos ser revelado o espírito determinado e audacioso que se tornariam marcas do presidente. Acompanhando suas mudanças, a primeira viagem ao exterior, os primeiros anos como médico, a participação na Revolução de 32, a entrada na política como deputado e sua meteórica carreira, que em vinte anos o levaria à Presidência da República, Jatobá expõe a coragem, a alegria, o dinamismo, o estilo conciliador e o entusiasmo pelo desenvolvimento com que Juscelino viria a contagiar toda a nação durante os Anos Dourados.

O Jovem Juscelino Kubitschek mostra este e outros momento da vida de JK, ilustrados com dezenas de fotos, além de notas e referências a alguns dos principais eventos do século XX, no Brasil e no mundo.