[do release da editora]
Será lançado nesta quarta-feira, dia 14, o livro Impressões capixabas: 165 anos do jornalismo impresso no Espírito Santo. É a quarta edição do projeto Comunicação Capixaba (CoCa), organizado pelo professor José Antônio Martinuzzo e elaborada pelos alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Universidade federal do Espírito Santo (Ufes).
Impressões Capixabas começa recuperando a história do jornalismo impresso no mundo e no Brasil. O início da atividade no Espírito Santo coube ao pioneiro O Estafeta (1840-1926). Em seguida, é relatada a trajetória dos jornais diários de maior representatividade no estado: A Gazeta, A Tribuna e Notícia Agora. Dois jornais extintos, O Diário e o Jornal da Cidade, são os temas dos capítulos seguintes. Também há espaço reservado para o jornalismo do interior, o jornalismo alternativo e o jornalismo de revista. O livro termina abordando as novas perspectivas nessa área. Todos os capítulos contam com ilustrações dos meios impressos capixabas.
A publicação, de 404 páginas, não tem como objetivo esgotar o tema, mas contribuir com a preservação da memória da comunicação no Espírito Santo. Como os outros três exemplares do projeto CoCa, Impressões Capixabas foi um laboratório de produção editorial, tendo em vista a formação em comunicação organizacional para os estudantes envolvidos.
Um coquetel na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), às 20h, marcará o lançamento. Os livros serão distribuídos gratuitamente no local.