Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Anistia Internacional pede libertação de jornalistas

A Anistia Internacional veio a público pedir a libertação imediata do correspondente Steve Centanni e do cameraman Olaf Wiig, funcionários da Fox News seqüestrados na cidade de Gaza no dia 14/8. Segundo o comunicado da organização, a Autoridade Palestina (AP) não deve poupar esforços para assegurar que eles sejam soltos e justiça seja feita aos responsáveis por esse e dúzias de outros seqüestros ocorridos anteriormente na região. ‘A Autoridade Palestina deve tomar medidas urgentes e concretas para pôr fim à prática recorrente de abduções, tendo em vista trazer os perpetradores à justiça’, diz o comunicado.


Até hoje, segundo a Anistia Internacional (22/8), nenhum seqüestro – seja com estrangeiros ou palestinos – não foi levado à justiça. A impunidade sistematicamente concedida pela AP a grupos armados responsáveis por seqüestros e outros crimes contribuiu, sem dúvida, para a disseminação do crime, afirma a Anistia. Já passou da hora da AP assumir suas responsabilidades e cumprir suas obrigações de pôr fim a essas práticas e restaurar a lei na Faixa de Gaza. Uma mudança de raciocínio na AP e suas forças de segurança precisam trocar a cultura da impunidade pela da responsabilidade.


A Anistia se disse ‘gravemente preocupada com o ambiente de terra-sem-lei que assolou a Faixa de Gaza, com seqüestros freqüentes e outros abusos resultando em lutas de poder endêmicas e conflitos entre facções rivais dentro da AP’. ‘Com grupos armados ligados ao partido Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, ao Hamas do primeiro-ministri Ismail Haniyeh e outras facções políticas, além de famílias poderosas lutando entre si, as forças de segurança da AP até agora se provou incapaz ou desinteressada em parar e prevenir abusos de grupos armados e fazê-los pagar pelos seus crimes.’