O escritório do jornal Por Esto!, em Cancún, foi atacado na semana passada por granadas, no mais recente de uma série de ataques a empresas de mídia no México. A frente do edifício ficou danificada, mas nenhuma pessoa ficou ferida, segundo informações de Bello Melchor Rodriguez Carrillo, procurador-geral de Quintana Roo, estado onde a cidade de Cancún está localizada. Segundo Carrillo, traficantes podem estar por trás do ataque.
O Por Esto! publicou uma série de reportagens sobre tráfico de drogas no resort caribenho, que é usado como rota de cocaína da Colômbia até os EUA. No dia 24/8, o jornal divulgou uma matéria em seu sítio acusando o suposto traficante de drogas Ismael ‘El Mayo’ Zambada de ser o responsável pelo ataque.
Nos últimos meses, rádios e jornais mexicanos têm sido alvo de vários atentados. No dia 21/8, manifestantes invadiram 12 emissoras de rádio em Oaxaca e transmitiram mensagens revolucionárias. No início do mês, homens armados atacaram um jornal em Oaxaca crítico ao governo do Estado, deixando duas pessoas feridas. Em fevereiro, homens armados abriram fogo e lançaram granadas no escritório do El Mañana, de Nuevo Laredo, deixando o repórter Jaime Orozco Tey seriamente ferido.
O porta-voz do presidente Vicente Fox, Ruben Aguilar, informou que o governo federal está dedicado a proteger os jornalistas. ‘O presidente condena estas ações contra os jornalistas e contra a liberdade de expressão’, disse Aguilar. Informações de Jorge Dominguez [Associated Press, 24/8/06].