Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Editor demitido por denunciar corrupção

O editor Huang Liangtian, que transformou a revista Baixing em uma publicação extremamente popular na China, foi demitido por, supostamente, passar dos limites aceitos pelo governo. Nos três anos em que comandou a revista, o veterano jornalista deu à Baixing a reputação de ‘destemida’ na investigação e exposição de corrupção governamental.


‘Eu não ouso questionar o motivo da demissão ao Partido [Comunista], pois temo ser acusado de vazar segredos de Estado’, afirmou o veterano jornalista à AFP [4/1/07], referindo-se a prática comum para silenciar profissionais de imprensa no país. Ele diz que tentou, em seu período na revista, lutar pela liberdade de imprensa na China. ‘Eu fiz meu maior esforço’, afirma, completando que tem dúvidas de que a mídia estatal consiga um dia criticar abertamente o governo.


Contraste


A organização Repórteres Sem Fronteiras condenou a demissão de Liangtian, afirmando que a ação faz parte de uma onda que teve início no ano passado para conter o crescimento de críticas a políticas e membros do Partido Comunista.


Segundo a organização, a situação vivida pelo editor contrasta com o recente anúncio da concessão de mais liberdade para jornalistas estrangeiros no país, por causa da cobertura dos Jogos Olímpicos de 2008, sediados em Pequim. ‘As autoridades estão permitindo mais liberdade a jornalistas estrangeiros, mas ao mesmo tempo a mídia chinesa continua sob rígida vigilância do Departamento de Propaganda do Partido Comunista’, afirmou a RSF.