Uma matéria de primeira página publicada na edição de terça-feira (27/12) do Los Angeles Times atribuiu uma citação ao governador do Wyoming, Dave Freudenthal. Até aí, nada demais. O problema é que a suposta citação foi retirada de um falso release que circulou na internet como piada de primeiro de abril no ano passado, como informa a Editor & Publisher [28/12/05]. De acordo com a Associated Press, o falso release foi distribuído por Maury Jones, morador do estado de Wyoming, que não esperava que a brincadeira fosse tomar grandes proporções.
O artigo do LA Times examinava a volta dos lobos ao oeste americano e a controvérsia em torno da possibilidade de se retirar os animais do ato federal de espécies ameaçadas. Para confirmar o argumento de que tirar os lobos da lista de espécies ameaçadas permitiria aos estados ‘exterminar matilhas inteiras’, a repórter Julie Cart reproduziu uma citação do governador na qual ele afirmava considerar agora o lobo ‘como um cachorro federal’, não sendo meritório de proteção.
O LA Times publicou uma correção na edição de quarta-feira (28/12) e também a disponibilizou junto à versão online do artigo, deixando claro que reconhecia que o release era uma piada. ‘A repórter viu na internet e, como já havia entrevistado o governador no passado, era familiar o suficiente com a maneira de ele falar e escrever. Ela pensou que a citação era autêntica, e não a checou, o que deveria ter feito’, afirmou o subeditor da seção metropolitana, David Lauter.