Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Colaboradores ganham aula virtual de famosos

A Current TV, televisão de mídia colaborativa que tem entre seus principais acionistas o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e o empresário John Hyatt, fez acordos com celebridades, cineastas e autores para ensinar técnicas jornalísticas aos telespectadores que contribuem com a programação através do envio de vídeos, como informa Anne Becker [Broadcasting&Cable, 9/1/06].

Os telespectadores contribuem com 30% da programação. As matérias recebidas pela emissora são disponibilizadas em seu sítio para serem escolhidas por internautas, e seus produtores recebem dinheiro se elas forem ao ar no canal a cabo e na internet. A Current TV também decidiu aumentar o valor que paga aos telespectadores – US$ 500 para o primeiro e segundo vídeos que forem selecionados pelos internautas, US$ 750 se um terceiro for escolhido, e US$ 1.000 para o quarto.

O ator Sean Penn – que já ‘atuou’ como correspondente internacional para o San Francisco Chronicle – dará dicas de jornalismo e o ator e diretor Robert Redford instruirá sobre técnicas de roteiro no treinamento gratuito para produção de conteúdo audiovisual, que foi disponibilizado em vídeo para ser assistido no computador e no canal a cabo. Além deles, participarão do treinamento o ex-crítico de cinema do New York Times Elvis Mitchell, o escritor Dave Eggers e a cineasta Catherine Hardwicke, dentre outros.

A Current TV é dirigida ao público de 18 a 34 anos de idade, e tem como parte de sua programação vídeos de curta duração enviados por telespectadores através do sítio da emissora. Atualmente, o canal é visto em 20 milhões de domicílios americanos e espera-se que, em cinco anos, este número atinja 50 milhões de domicílios.