Uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup divulgada na semana passada (3/1) revelou que a maioria dos cidadãos americanos, algo em torno de 56%, considera a cobertura da guerra do Iraque pela mídia americana em geral ‘imprecisa’ – para os dois extremos. Destes, 61% acreditam que foi passada uma imagem muito negativa do panorama atual no Iraque, enquanto 36% consideram que a imagem exposta foi positiva demais.
Com base nestes dados, pode-se afirmar que, de maneira geral, 1/3 dos americanos acredita que a mídia apresenta um panorama muito negativo sobre a situação no Iraque, um em cada cinco americanos pensa que o noticiário foi muito positivo e o restante acha que a cobertura é precisa ou não tem opinião a respeito do tema.
Analisando a pesquisa sob um aspecto político, o Gallup explica que ‘2/3 dos republicanos acreditam que a cobertura do Iraque pela mídia é imprecisa e mostra a situação no país de maneira pior do que ela é na realidade. Dos republicanos, apenas 1/4 afirma que a cobertura é precisa. Por outro lado, a maioria dos democratas (55%) acredita que a cobertura da situação no Iraque é precisa, com o restante afirmando que é imprecisa e parcial, mostrando a situação melhor do que realmente é. Já a visão dos independentes sobre o tema fica entre os extremos dos republicanos e dos democratas’. A pesquisa foi realizada nos EUA, com 1.013 americanos, antes do Natal. Informações da Editor & Publisher [4/1/07].