Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ano começa com cortes e reformulações

Mal teve início o ano, e os cortes em postos de trabalho nas empresas de comunicação já estão à vista – começando pela editora de revistas americana Time Inc., noticia Keith J. Kelly [New York Post, 5/1/07]. Nas próximas duas semanas, a CEO Ann Moore deverá anunciar que 150 funcionários da editora perderão o emprego. Mesmo assim, há otimismo para que esta situação não se concretize nestas proporções. ‘Isto tende a mudar quase que diariamente, não acho que nada tenha sido decidido ainda’, opinou uma fonte.


É certo que cargos editoriais sofrerão mais cortes, comparados a demissões passadas. Fontes internas especulam que a semanal Time, que tem Richard Stengel no cargo de chefe de redação desde junho, será a revista que sofrerá mais baixas. A People, imune a cortes ao longo do ano passado, também perderá alguns cargos, assim como a Sports Illustrated. Os cortes vêm após um estudo de eficiência de custos feito por uma equipe da empresa de consultoria McKinsey & Co.


Aos leitores


Em artigo publicado na Time [4/1/07], Stengel compartilha com os leitores suas reflexões sobre o tempo de mudanças pelo qual vem passando a revista. Segundo ele, embora as tecnologias e as formas de distribuição de informação mudem constantemente, o principal compromisso da revista com os leitores permanece intacto: ‘explicar o mundo através de ótimos textos, apuração e fotos’. ‘Na realidade, eu argumentaria que neste novo campo de informações, tornou-se ainda mais importante ter um guia confiável’, afirma.


A primeira mudança imediata já percebida pelos leitores foi o novo dia de venda nas bancas e entrega aos assinantes, que passou de segunda para sexta-feira. ‘Esta é a primeira cópia da revista Time a ir para as bancas na sexta-feira em mais de 50 anos. Nós transferimos o dia porque o ambiente das notícias mudou e porque nós estamos ouvindo vocês. Escutamos de nossos assinantes que eles recebem a revista cedo na semana e deixam para lê-la apenas no fim de semana. A solução era bem simples: vamos lhes dar a revista no fim de semana, quando vocês quiserem’, justifica o chefe de redação aos leitores. ‘Ao mesmo tempo, levar a revista às bancas e entregar aos assinantes na sexta-feira nos ajuda a estabelecer a agenda de notícias, o que estará na mídia, e não apenas espelhar os fatos em destaque. As revistas semanais tradicionais faziam uma retrospectiva do que aconteceu na semana que passou. Mas hoje a Time olha muito mais para o futuro, oferecendo-lhes um guia sobre o que é essencial saber.’


Stengel também anunciou reformulações no sítio da revista, inauguradas no dia 8/1, e na edição impressa. O sítio é agora mais dinâmico, atualizado constantemente e com uma borda vermelha. O internauta poderá acompanhar o The Ag, novo blog de notícias, que agrega as matérias mais importantes de jornais e blogs em todo o mundo. Na edição impressa, os leitores contam com novas seções: uma de História, para colocar as notícias atuais dentro de um contexto histórico; outra sobre meio ambiente, chamada Going Green; uma sobre direito, escrita pelo advogado e ex-editor de assuntos jurídicos Reynolds Holding; e outra chamada The Power of One, com matérias sobre como indivíduos podem contribuir positivamente para suas comunidades, cidades, nações e para o mundo em geral.