Pesquisa do instituto Gallup divulgada nos EUA na semana passada (5/1) revela que, desde 2004, o número de americanos que têm em jornais impressos sua maior fonte de notícias parou de cair. Apesar de todo o alarde sobre a crise dos jornais com a migração dos leitores para sítios de notícias na internet, a pesquisa descobriu que o número de cidadãos americanos que preferem os impressos ainda é o dobro daqueles que usam a rede diariamente para ficar informados: 44% contra 22%.
‘O rápido crescimento da audiência de notícias online pode ter diminuído nos últimos dois anos, e o público de canais de notícias a cabo também diminuiu’, afirmou o relatório da pesquisa. Além dos 44% que declararam fidelidade diária aos impressos, ainda há um adicional de 13% que disseram recorrer a eles ‘diversas vezes por semana’, o que eleva o índice de pessoas que ainda confiam nos jornais para 57%.
Acima dos impressos ficam apenas as emissoras de TV locais. Abaixo, redes de TV, com 35%, canais de notícias a cabo, com 34%, TV pública, com 28%, e programas de rádio, com 20%.
Consumo estável
O consumo de jornais diários era de 47% em 2002 e caiu para 44% em 2004. ‘Entre 2002 e 2004, o número de consumidores de notícias pela internet subiu cinco pontos percentuais (de 15% a 20%); mas nos dois últimos anos cresceu apenas dois pontos (de 20% para 22%)’, afirma o relatório.
Segundo o instituto, apenas 7% dos americanos dizem ler algum jornal de alcance nacional – como USA Today ou New York Times – diariamente. Seis por cento lêem estes títulos diversas vezes por semana. ‘Estes números não mudaram muito nos últimos anos. É possível que o alcance destas publicações seja ampliado pela audiência online, que não foi medida nesta pesquisa’. Informações da Editor & Publisher [5/1/07].