Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

ABC já pensa em substitutos de Woodruff

Enquanto Bob Woodruff, co-âncora do World News Tonight, da ABC News, recupera-se dos ferimentos graves causados pela explosão de uma bomba no Iraque, a emissora planeja colocar os jornalistas Diane Sawyer e Charles Gibson em seu lugar. Os dois apresentam juntos o Good Morning America e alternariam no posto para dividir a apresentação do noticiário noturno com Elizabeth Vargas – que o apresenta com Woodruff desde dezembro. As informações foram repassadas ao New York Times por uma fonte da emissora que não quis se identificar, pois o acordo ainda estaria sendo negociado.


Outros jornalistas da ABC News também poderiam ser escalados para dividir ocasionalmente a bancada com Elizabeth. Para se ter uma idéia de como o trio se entrosaria no World News Tonight, a emissora convocou Diane e Gibson para prestarem assessoria a Elizabeth na cobertura do Estado da União, discurso presidencial anual dirigido ao Congresso, na terça-feira (31/1).


Estabilidade


Ao colocar dois dos seus jornalistas mais conhecidos no telejornal noturno, a ABC espera dar um ar de estabilidade até que se saiba quando – e se – Woodruff poderá retornar ao trabalho. No entanto, um dos problemas de contratar Diane e Gibson para a nova função é considerar o quanto eles serão capazes de trabalhar por dia. Ambos chegam ao Good Morning America horas antes do início de sua transmissão, às sete da manhã, o que torna difícil continuar trabalhando até as dez da noite, quando termina a edição do World News Tonight.


Após o anúncio de que o veterano Peter Jennings estava com câncer e precisaria se afastar do noticiário noturno para se tratar, em abril do ano passado, Gibson dividiu a bancada com Elizabeth por alguns meses, tirando um dia de folga no Good Morning America.


Outra opção para a rede seria deixar Elizabeth apresentar o programa sozinha. Parece que esta seria, entretanto, uma alternativa já descartada, pois quando o presidente da ABC, David Westin, anunciou que ela e Woodruff iriam substituir Jennings – que morreu em agosto –, ele enfatizou que a apresentação do World News Tonight havia se tornado uma tarefa grande demais para apenas uma pessoa. Quando anunciou Woodruff e Elizabeth como os dois novos âncoras, Westin deixou claro que o programa iria ter, às vezes, um dos dois cobrindo os acontecimentos fora do estúdio – vantagem que os concorrentes NBC e CBS não têm. Desde o começo do ano, Elizabeth e Woodruff viajaram para diversos locais nos EUA e no exterior. Não se sabe se Diane e Gibson também participarão deste esquema.


Recuperação


Woodruff e o cinegrafista Doug Vogt chegaram em um avião militar aos arredores de Washington na noite de terça-feira (31/1) e foram transferidos para o Centro Médico Naval Nacional de Bethesda, em Maryland, para tratamento. A gravidade dos ferimentos do âncora ainda não é conhecida, mas especula-se que sua recuperação seja longa, prolongando-se por meses. Uma pessoa próxima à família de Woodruff informou que os médicos disseram que o edema em seu cérebro havia desaparecido.


O interesse pelo estado de saúde de Woodruff é grande nos EUA. Na noite de segunda-feira (30/1), um dia após a explosão, o índice de audiência do World News Tonight ultrapassou em cerca de um milhão de telespectadores o Nightly News With Brian Williams, da NBC – que geralmente possui a maior audiência do horário. Informações de Jacques Steinberg e Bill Carter [The New York Times, 1/2/06].