Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Stones concordaram com cortes no Super Bowl

Rock’n Roll, mas nem tanto. A apresentação dos Rolling Stones no intervalo do Super Bowl, no domingo, deu o que falar. Nada a ver com a ousadia dos veteranos roqueiros, e sim com a censura sofrida por algumas de suas músicas. Transmitida pela TV para todo o território americano, a prestigiada final do campeonato de futebol americano tem sido cuidadosa desde 2004, quando a cantora Janet Jackson mostrou o seio durante sua apresentação – por acidente, segundo ela.


Desde então, a transmissão sofre um atraso de cinco segundos, para que censores possam rapidamente ‘eliminar’ eventuais problemas. No caso dos Stones, a preocupação era com as letras de algumas canções. Durante Start Me Up, o verso ‘you make a dead man come’ foi cortado. Em inglês, a palavra ‘come’ pode significar, além de vir, atingir o orgasmo. A frase poderia ser interpretada, desta forma, como ‘você faz um homem morto gozar’. Já na música Rough Justice, a palavra ‘cocks’, que pode ser traduzida como galo mas também pode se referir a pênis, desapareceu.


A imprensa criticou a atitude da NFL, Liga Nacional de Futebol Americano, e da rede de TV ABC, responsável pela transmissão. Mas a surpresa veio quando o porta-voz da liga contou que Mick Jagger e sua turma estavam de acordo com a censura das letras.


‘Os Rolling Stones sabiam do nosso plano, que era simplesmente diminuir o volume do microfone em determinados momentos’, afirmou o porta-voz Brian McCarthy. Já a ABC tirou o corpo fora. Apesar de confirmar o atraso de cinco segundos na transmissão, a rede disse que eles não foram usados para censurar nada. ‘Se houve qualquer alteração nas músicas, isso foi feito pela NFL’, completou Mark Mandel, da ABC Sports. Em resposta aos comentários de McCarthy, a porta-voz dos Stones afirmou que o grupo considerou a decisão da censura das letras ‘ridícula’ e desnecessária.


Esta não foi a primeira vez que os Stones tiveram que mudar suas letras para aparecer na TV. Em 1967, durante apresentação no popular programa de auditório Ed Sullivan Show, os então jovens roqueiros queriam cantar ‘Let´s spend the night together’ (vamos passar a noite juntos), mas Sullivan insistiu e eles tiveram que mudar a letra para ‘Let´s spend some time together’ (vamos passar algum tempo juntos). ‘Jagger consentiu, relutantemente, mas revirou os olhos enquanto cantava’, conta artigo publicado na semana passada no New York Times. Informações de Claudia Parsons [Reuters, 6/2/06].