Lee Siegel, editor da New Republic, foi suspenso da revista e teve seu blog fechado na semana passada, depois de ser descoberto que ele estava atacando anonimamente leitores que criticavam seus posts, noticia Maria Aspan [The New York Times, 4/9/06]. O internauta que acessasse o blog encontrava um pedido de desculpas anunciando que a página não seria mais publicada e que a New Republic lamentava ter ‘enganado’ seus leitores.
Franklin Foer, outro editor da revista, afirmou ter ficado sabendo do caso depois que um colega notou que um internauta com o apelido de ‘jhschwartz’ havia postado no blog de Siegel do dia 27/8 acusações de que o editor estaria usando o pseudônimo ‘sprezzatura’ para defender seus artigos e atacar as críticas recebidas. ‘Sprezzatura aparece apenas para criticar leitores que não concordam com Lee Siegel. Eu diria com 99% de certeza que ‘sprezzatura’ é o pseudônimo de Siegel’, acusou o internauta.
Diante da acusação, Foer decidiu iniciar uma investigação. ‘Logo que os fatos do caso tornaram-se mais claros para mim, fechamos o blog e divulgamos um pronunciamento’, disse. Siegel não tinha um editor encarregado de checar seus posts antes deles irem ao ar. ‘Obviamente, isto aconteceu em um meio mais novo onde as regras são mais ambíguas. Mas nós simplesmente não toleramos enganar nossos leitores’, justificou Foer.
Siegel não é o primeiro blogueiro a usar um pseudônimo nem o primeiro a ser desmascarado. Em abril, o Los Angeles Times suspendeu o blog do repórter Michael A. Hiltzik, depois de ele ter admitido que usava apelidos em seu blog e em outros sítios.