A partir de setembro, comentários no Huffington Post deverão trazer a identificação do autor, anunciou na semana passada a fundadora do site, Arianna Huffington. “Os trolls estão ficando cada vez mais agressivos e feios”, disse a blogueira a repórteres em uma coletiva de imprensa em Boston, durante a conferência Inbound 2013. “Acho que liberdade de expressão é dada a pessoas que defendem o que dizem e não se escondem atrás do anonimato. Precisamos evoluir para uma plataforma que atinja as necessidades de uma internet madura”.
O HuffPost tem histórico de mais de 260 milhões de comentários, e seu sistema atual usa algoritmos avançados para moderação, além de contar com 40 moderadores. No entanto, todo o aparato não é suficiente para conter os abusos. Há muito tempo vem se debatendo na internet se os comentários devem ser identificados – e como essa identidade é verificada. Muitos sites têm normas que permitem o anonimato, mas proíbem o uso de profanidade, ameaças e outras ofensas.
Leia também
Os dois lados do anonimato na rede
Jornais limitam anonimato valorizando identificação dos comentários de leitores