Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Entrevista com Franklin Martins

[Do release dos editores]

A edição de setembro de Caros Amigos traz uma entrevista com um dos mais importantes jornalistas do país: Franklin Martins. Com uma história de engajamento político forte – treinou guerrilha em Cuba, participou do seqüestro do embaixador americano durante a ditadura militar, ficou na clandestinidade – Franklin voltou às grandes redações depois do fim da ditadura, trabalhando nas Organizações Globo por 11 anos.

À Caros Amigos contou como foi sua recente demissão da Rede Globo, onde foi comentarista político por oito anos (inclusive no Jornal Nacional): “Trabalhei oito anos e meio na Globo, oito anos extraordinários (…), fiz coisas que acho inacreditáveis que tenham sido oferecidas a uma pessoa de esquerda. Não sou o primeiro e nem serei o último jornalista a ser demitido em condições meio esquisitas (…). Evidentemente que fere, mas evidentemente que vou dar a volta por cima”.

O foco principal da entrevista foi a política brasileira – “Chegamos ao fundo do poço. Tem que ter claro que esse sistema eleitoral não dá mais” – e a cobertura da mídia: “Uma coisa básica da cobertura política é: ‘Desconfie de tudo o que ele fala, porque tudo tem interesse por trás’”; “A Veja ultrapassou todos os limites, não entendo por que a Veja fez isso com a Veja”. Uma entrevista muito lúcida e interessante sobre a política e a mídia brasileiras na atualidade.