A New York Magazine, revista publicada há 45 anos que é uma das mais importantes do jornalismo americano, deixará de ser semanal para ser publicada quinzenalmente. A mudança, que acontecerá em março, visa a reduzir as perdas com a operação da edição impressa da revista, que tem hoje cerca de 400 mil assinantes. De acordo com o New York Times, que primeiro publicou a notícia, a nova periodicidade vai proporcionar uma economia de US$ 3,5 milhões à revista. O número de páginas com anúncios na edição impressa da publicação caiu 9,2% este ano na comparação com 2012.
Segundo a reportagem, a NYM investirá o dinheiro extra em sua versão online, cujo tráfego cresceu 19% nos últimos oito meses. O objetivo é incrementar a seção online de política, cultura e moda, além de lançar um blog sobre a ciência do comportamento humano. De acordo com o Times, as receitas digitais têm crescido a uma taxa anual de 15% e devem ultrapassar o faturamento offline no ano que vem. A NYM disse ao Times que não pretende demitir jornalistas ou outros profissionais, pelo contrário. A revista planeja contratar 15 novos funcionários nas áreas editorial e de vendas para turbinar a operação virtual da companhia.
A versão impressa, embora menos frequente, também estará mais alentada. A revista terá 20% mais páginas de conteúdo a cada edição e ganhará uma novação seção de moda. Haverá também três edições especiais por ano. “Ao lado do encerramento da edição impressa da Newsweek e do planejado desmembramento da Time Inc (que integrava o conglomerado Time Warner) – que inclui as revistas semanais Time e People – o migrar para o modelo quinzenal representa o fim de uma era”, escreveu o NYT.