A Oriella PR Network realizou, pelo sexto ano consecutivo, o Estudo de Jornalismo Digital 2013, que analisa o papel e o impacto dos meios digitais nas redações. Ele é baseado em uma pesquisa realizada com mais de 500 jornalistas, de 14 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia e Suécia) e mostra que os meios digitais estão sendo bem utilizados em todos os países, embora de maneiras diferentes. Um terço dos entrevistados acredita que o digital vem primeiro – ou seja, eles furam a notícia em meios digitais ao invés de segurá-las até a edição impressa do dia seguinte da versão impressa. No Brasil, este número é um pouco menor (entre 23% e 25%), uma vez que 33% dos respondentes discordam da afirmação. Além disso, no Brasil, as agências de assessoria de imprensa e de notícias continuam sendo as fontes de informação mais citadas pelos jornalistas, tanto para apuração como verificação, embora tenham obtido uma lembrança maior ainda em 2012. Continuam em evidência: conversas com membros da indústria, declarações de porta-vozes e atualizações de mídia social de fontes conhecidas (58.1%) e posts de blogs de autores conhecidos. Confira outros dados sobre o Brasil, em português, no link abaixo.
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Oriella PR Network – Estudo Mundial de Jornalismo Digital 2013