Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Representante dos leitores deixa o ‘Washington Post’

No início de 2013, o Washington Post anunciou que eliminaria o posto de ombudsman. No lugar, entrou o cargo de “representante dos leitores”, ocupado pelo veterano jornalista Doug Feaver desde março. Sua função era responder aos leitores, mas sem a obrigação de cobrar correções ou melhorias da redação. Na semana passada, Feaver deixou o cargo. O Post, segundo o editor da página editorial, Fred Hiatt, ainda não sabe se entrará alguém no lugar. Hiatt afirmou que Feaver havia concordado em ocupar o posto por um ano, mas saiu um pouco antes por “razões pessoais”.

O jornalista trabalhou no Post por mais de 30 anos, aposentando-se em 2010. Na época, comandava o blog dot.comments, que dava destaque ao debate com os leitores. No ano passado, Hiatt procurou Feaver com a proposta de se tornar o representante dos leitores. A eliminação do cargo de ombudsman foi bastante criticada por ex-ocupantes do cargo e observadores de mídia, que argumentaram que o posto cumpria um papel vital como a única comunicação independente entre a redação e os leitores.

Ao contrário do ombudsman, que no caso do Post trabalhava sob contrato de dois anos e tinha independência, o representante dos leitores era contratado como membro do jornal, respondendo ao editor da página editorial.

Quando assumiu o cargo, Feaver afirmou que não hesitaria em levar questões e preocupações dos leitores à redação. Questionado em uma entrevista se estaria disposto a sugerir mudanças caso notasse que o jornal precisa melhorar em algum quesito, ele afirmou que aquela era uma questão muito difícil de responder.