Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Inscrições para mestrado, de 1 a 26 de agosto

Instituto de Estudos da Linguagem – IEL e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor – Unicamp

Processo seletivo 2013

Leia atentamente todas as informações que constam no Edital.

Calendário

Atenção aos prazos

1ª fase – Inscrições: de 1 a 26 de agosto de 2013

Divulgação da lista de inscrições homologadas: 16 de setembro

Divulgação dos aprovados na 1ª fase: 14 de outubro.

Divulgação das datas e locais da realização da segunda fase: até 14 de outubro.

2ª fase – Realização da prova de inglês e entrevistas: 15 a 25 de outubro

Divulgação do resultado da classificação final: a partir de 29 de outubro

Obs.: eventuais alterações no calendário serão informadas pelos sites da pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL e Labjor.

Documentos necessários para inscrição

1. Formulário de inscrição preenchido. Utilize o navegador Mozilla Firefox;

2. Projeto de pesquisa preliminar – (ver critérios de avaliação);

3. Currículo;

4. Cópia do histórico escolar;

5. Cópia do certificado de conclusão do curso de graduação e/ou pós-graduação, no caso de alunos concluintes, apresentar carta em que declara estar no último semestre de curso;

Obs.: Os cinco primeiros documentos são obrigatórios para todos os inscritos

Organização dos documentos

Preencha o formulário de inscrição online. Imprima e assine duas vias do formulário.

Faça duas cópias impressas de todos os documentos listados acima.

Faça duas cópias em formato digital (CD) do projeto.

Os documentos devem ser organizados em dois envelopes. Cada envelope deverá conter um exemplar (impresso e digital) de cada um dos documentos exigidos.

No exterior de cada um dos envelopes deve constar uma relação dos documentos incluídos;

Os dois envelopes devem ser colocados dentro de um envelope maior, endereçado ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

Obs.: O material entregue não será devolvido.

Entrega dos documentos

A entrega dos documentos pode ser feita das 9 às 17 horas na Secretaria do Labjor, de segunda a sexta-feira.

Pelo Correio: endereço – Labjor/Nudecri/Unicamp

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade

Universidade Estadual de Campinas

Concurso de seleção (mestrado)

Rua Seis de Agosto, 50 – Reitoria V, 3º piso

CEP 13083-873 Campinas – SP – Brasil

Atenção: somente serão aceitas as inscrições que tiverem sido entregues ou postadas até 26 de agosto de 2013.

Inscrições incompletas, ou que não atenderem às especificações do edital, não serão homologadas, não cabendo recurso.

Divulgação dos resultados

Os resultados de todas as etapas do processo seletivo para mestrado em divulgação científica e cultural serão afixados na secretaria do Labjor e apresentados na página da pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) (www.iel.unicamp.br) e do Labjor (www.labjor.unicamp.br), no menor prazo possível.

Obs.: Não haverá comunicação pessoal aos candidatos dos resultados parciais e finais do processo de seleção, portanto recomenda-se fortemente aos candidatos consultarem os locais acima especificados para obter informações sobre o andamento do processo.

Processo seletivo

O processo de seleção será realizado em duas etapas:

Análise dos documentos (formulário de inscrição, histórico, currículo e projeto) por uma comissão de docentes;

Prova escrita de língua inglesa e entrevista com docentes do programa;

Serão aceitos no programa os candidatos que participarem e forem aprovados na primeira e segunda fase do processo seletivo, levando-se em conta a disponibilidade de orientação por parte dos docentes do programa. A lista definitiva dos candidatos aprovados é elaborada segundo critério classificatório. A seleção final dependerá do número de vagas disponíveis a cada ano.

Atenção: não há possibilidade de revisão de prova.

A aprovação do candidato no processo de seleção não implicará a obtenção de bolsa.

Critérios de avaliação

O caráter geral da avaliação do projeto de pesquisa preliminar será julgar a capacidade de formular questões relativas à divulgação científica e cultural, e de refletir sobre uma questão específica, dentre as áreas cobertas pelo programa.

O projeto não deve ultrapassar dez páginas de texto, incluída bibliografia (não serão contabilizados anexos e capa). Deve ser individual e revelar uma reflexão preliminar do candidato sobre uma questão de seu interesse relacionada à área de pesquisa em que pretende desenvolver sua dissertação.

A avaliação do projeto preliminar consistirá em julgar a capacidade de propor ou formular um projeto de pesquisa consistente com o programa; descrever, analisar e interpretar fatos relevantes da questão da divulgação científica e cultural; ser capaz de realizar uma reflexão crítica sobre as principais realizações das ciências, tecnologias, artes e culturas na sociedade, argumentar a favor da análise proposta (e/ou contra outras). O projeto preliminar não precisa ser inédito nem definitivo, mas deve ser de autoria exclusiva do candidato.

Projeto de pesquisa

Siga as orientações e padrões abaixo para a elaboração do projeto de pesquisa.

O projeto de pesquisa preliminar deve contemplar os seguintes tópicos, sem prejuízo de relativa autonomia de sua redação:

Título conciso;

Resumo (entre 10 e 15 linhas);

Introdução bibliográfica que permita situar o problema abordado;

Objetivos e justificativas do trabalho proposto;

Proposta de desenvolvimento da pesquisa (procedimentos de pesquisa, análise, resultados esperados e prazos de execução);

Bibliografia

Para a apresentação dos projetos, os candidatos devem utilizar o seguinte padrão:

Editor de texto Word ou semelhante.

Times New Roman, Corpo 12

Espaçamento 1.5

Margens: Superior e Inferior: 2,5 cm

Esquerda e Direita: 3,0 cm

Página A4

Obs.: Projetos que não estiverem dentro das orientações especificadas e padrões estabelecidos não serão avaliados

Histórico escolar

O candidato deverá apresentar cópia do histórico escolar de graduação completo, com os nomes das disciplinas por extenso, e do qual constem eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato, emitido como documento oficial (com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade). O histórico escolar deve conter os critérios de aprovação (nota mínima) ou alternativamente declaração da Universidade informando quais são os critérios. Em caso de mais de uma graduação e/ou pós-graduação, solicita-se a apresentação do histórico escolar de todos os cursos realizados, para que os títulos constem da avaliação do currículo.

Currículo

O currículo da Plataforma Lattes, do CNPq, não é obrigatório para a inscrição no Mestrado do Labjor/Unicamp. Os candidatos podem, porém, encaminhá-lo, se assim o desejarem, junto com a Súmula Curricular, conforme orientação abaixo:

a. Formação: Apresentar um pequeno histórico informando idade, local de nascimento, cidade onde reside atualmente, curso/s de graduação e especialização já feitos, se for o caso, instituição e datas de conclusão de cada um deles.

b. Atividades acadêmicas, científicas e artísticas: Informar se fez algum trabalho de conclusão de curso de graduação ou de iniciação científica e a participação em projetos de pesquisa e extensão. Descrever as atividades científicas, artísticas e culturais já desenvolvidas: bolsas, publicações, reuniões científicas, organizações de eventos, premiações, estágios realizados no exterior, exposições, produções audiovisuais etc.

c. Atividades Profissionais: Descrever as principais atividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos com os nomes das instituições onde trabalhou ou estagiou. Destacar as atividades relacionadas à área de Divulgação Científica e Cultural;

d. Interesse pela área de Divulgação Científica e Cultural: Explicar o interesse pela área de Divulgação Científica e Cultural, justificando a escolha do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural;

Proficiência em língua estrangeira (LE)

A admissão no curso MDCC tem como exigência a aprovação em exame de compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira. Será permitido o uso de dicionário durante a prova.

Proficiência em português

Alunos estrangeiros, não falantes nativos de português, deverão demonstrar capacitação em português escrito e oral, submetendo-se a uma avaliação, durante o processo de seleção.

Candidatos

Podem submeter-se ao processo seletivo ao Curso de Pós-Graduação de mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), candidatos graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), não importando a área na qual obtiveram seu diploma.