A transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno pela NBC, emissora oficial do evento, foi um fracasso – enquanto a cobertura em seu sítio mostrou-se um exemplo de sucesso na rede, como noticia a Red Herring [21/2/06]. O NBCOlympics.com atraiu mais tráfego online do que o sítio do popular show de talentos American Idol na semana que terminou no dia 12/2. De acordo com dados da Nielsen//NetRatings, o IdolOnFox teve 509.000 visitantes únicos (cujas visitas são identificadas apenas uma vez em um determinado período), o que representou apenas um quarto dos 2,3 milhões de visitantes únicos que acessaram o sítio da NBC. Já em relação à audiência na televisão, American Idol foi o programa mais assistido na mesma semana, enquanto os Jogos de Inverno amargaram o sétimo lugar, segundo os índices da Nielsen Media Research.
Dick Ebersol, presidente de esportes da NBC, afirmou que, pela primeira vez, o sítio vai gerar lucros à rede – cerca de US$ 6 milhões. ‘Nossos negócios na internet estão explodindo. Nós alcançamos, nos primeiros oito dias dos Jogos de Inverno, a mesma audiência atingida durante os jogos de Salt Lake City’, informou Ebersol. Segundo analistas, isto não se deve ao hábito de se assistir a esportes no computador – que ainda não é uma atividade muito popular –, mas a uma série de outros fatores.
Amor ao esporte
Um deles é a atração dos fãs pelos Jogos de Inverno. Apesar de os amantes de esportes geralmente gostarem de assistir a jogos e campeonatos em grupo, e a internet proporcionar uma experiência individual, isso não serve de empecilho para os fãs. A paixão pelos esportes de inverno supera o problema, opina Jon Gibs, diretor de análise de mídia da Nielsen//NetRatings.
Um outro motivo pelo grande tráfego online é a diferença de fuso horário, pois os Jogos estão sendo realizados em Turim, na Itália. Como no momento em que os eventos estão ocorrendo grande parte dos americanos estão no trabalho ou dormindo, é mais fácil acompanhar o campeonato pela internet. ‘Os Jogos de Inverno não são o tipo de evento esportivo que as pessoas assistem porque se importam pelo resultado, mas sim para ‘sentir’ o esporte’, afirmou Gibs.
O maior uso de banda larga também é outro fator relevante. Gibs observou que o sítio da NBC disponibilizou clipes dos Jogos, em vez da transmissão completa. ‘Como algumas pessoas só podiam ver o sítio por um período curto de tempo, o formato foi proveitoso’, conclui.