Quando o canal al-Jazira America for lançado nos EUA no dia 20 de agosto, os americanos não poderão mais assistir ao internacional al-Jazira English online, segundo uma porta-voz da emissora. A al-Jazira em inglês também não estará disponível na TV a cabo nas regiões em que a emissora fez contratos com canais locais, como em Nova York.
Distribuidoras de TV a cabo não gostam de transmissões online ao vivo e já havia sido reportado em janeiro, quando a al-Jazira comprou a Current TV, que a al-Jazira America também não estaria disponível pela internet.
O novo canal será voltado para o público dos EUA, enquanto a al-Jazira em inglês permanece com enfoque internacional em língua inglesa. Inicialmente, foi divulgado que 40% da programação da al-Jazira America seria composta de programas do canal em inglês. Próximo ao lançamento da nova emissora, foi anunciado que cada canal terá seus próprios programas, jornalistas e correspondentes na Casa Branca.
O fim da transmissão da al-Jazira em inglês nos EUA causou tensão dentro da organização. O apresentador Marwan Bishara fez críticas em um e-mail interno e também levantou a preocupação de que o novo canal não será tão jornalisticamente forte quanto o canal em inglês.
Segundo o chefe executivo da al-Jazira America, Ehab Al Shihabi, a transmissão online da al-Jazira English será cancelada devido a acordos com as empresas de TV a cabo. Segundo ele, se os telespectadores querem “a al-Jazira English, eles podem contatar as operadoras para exigir o canal”.
No entanto, isso pode ser mais difícil do que parece. Apesar de aumentar sua audiência com a Primavera Árabe, executivos da al-Jazira English tiveram problemas em convencer operadoras a distribuir o canal por causa das conotações negativas deixadas pelos anos Bush. É pelo mesmo motivo que a al-Jazira Media Network gastou US$ 500 milhões para comprar a emissora Current TV, ganhando fácil acesso a dezenas de milhões de casas.