Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

‘NYT’: ‘Nós não somos o Washington Post’

Arthur Sulzberger e Michael Golden – membros da família Ochs-Sulzberger no controle da New York Times Company – enviaram um memorando aos funcionários para tranquilizá-los afirmando que não estão planejando copiar a família Graham (donos do jornal recém-vendido Washington Post), publicou o Financial Times. O memorando interno ocorre apenas dois dias depois de Don Graham e sua sobrinha Katharine Weymouth chocarem o staff do Washington Post e o mundo da comunicação em geral anunciando que estavam vendendo o periódico para Jeff Bezos, dono da gigante da internet Amazon. Os primos Sulzberger admitem ter ficado “atordoados”. “É triste ver uma família de um grande jornal americano como os Graham afastar-se do Post, uma publicação pela qual nós, no Times, temos muito carinho e um terreno comum”, disseram eles em uma mensagem assinada em nome dos administradores e seus familiares em geral.

Mas expressaram a esperança “para o bem do jornalismo de qualidade e uma cidadania informada” que o fundador da Amazon mantenha a tradição de excelência dos Graham. A especulação de que eles possam ser os próximos a vender levantaram as ações do New York Times na segunda-feira e os herdeiros Ochs-Sulzberger encararam a afirmação com veemência: “A resposta para isso é não. O Times não está à venda e os curadores do Ochs-Sulzberger e o resto da família estão unidos no nosso compromisso de trabalhar em conjunto com a diretoria da empresa, a alta administração e os funcionários para levar o New York Times para a frente em nosso futuro global e digital.”

Seu modelo de assinatura digital significa que “a empresa é rentável e gera fluxo de caixa muito forte, o que acreditamos que nos torna perfeitamente capazes de financiar o nosso crescimento futuro”, disseram.