Os eventos realizados em Manhattan em lembrança aos 12 anos dos ataques do 11/9 ganharam destaque nos canais a cabo americanos, com âncoras deslocando-se para o centro financeiro da cidade e para o Marco Zero, onde ficava o World Trade Center. A Fox News e a CNN começaram a cobertura já na manhã de quarta-feira (11/9), antes mesmo da cerimônia do momento de silêncio liderada pelo presidente Barack Obama, pelo vice-presidente Joe Biden, e por suas respectivas mulheres, Michelle e Jill, às 8h46 da manhã. O evento marca o minuto quando, há 12 anos, o primeiro dos dois aviões atingiu a Torre Norte do complexo.
A MSNBC repetiu o programa Today do dia 11/9/2001, o que já virou tradição anual na rede. Já a NBC News produziu uma reportagem especial de quatro minutos, apresentada por Matt Lauer e Savannah Guthrie, para o noticiário da manhã. No ano passado, a emissora foi criticada quando não interrompeu uma entrevista com Kris Jenner, mãe da socialite Kim Kardashian e participante do reality show Keeping Up with the Kardashians, durante o momento de silêncio. Na ocasião, ela falava sobre sua cirurgia de implante de silicone. A ABC e a CBS incorporaram o momento de silêncio nos seus programas matutinos.
“Relaxe”
O site da revista Esquire cometeu a maior gafe do aniversário dos atentados de 11/9, ao publicar uma chocante – e bastante conhecida – foto de um homem se jogando de uma das torres do World Trade Center ao lado da chamada para um artigo da seção de Estilo sobre como ter boa aparência no caminho para o trabalho [ver aqui]. Depois de críticas, a Esquire removeu a foto e afirmou que se tratou de um problema técnico. “Relaxe, pessoal”, dizia a mensagem na conta da revista no Twitter.
******