O repórter de guerra do Yahoo!, Kevin Sites, será homenageado na edição deste ano do Prêmio Daniel Pearl pela Coragem e Integridade no Jornalismo. Sites, que comanda o portal de notícias Kevin Sites in the Hot Zone, foi escolhido por seu ‘comprometimento com a verdade’, declarou o Clube de Imprensa de Los Angeles no início da semana.
O Clube é responsável, junto com a família do jornalista americano Daniel Pearl, pela escolha dos vencedores. Pearl, correspondente do Wall Street Journal, foi brutalmente assassinado no Paquistão, em 2002, quando apurava uma história sobre a al-Qaeda. Os pais do jornalista recomendaram Sites para o prêmio deste ano afirmando que ‘seu estilo de trabalho, seu solitário comprometimento com a verdade, a seleção do que vale a pena ser noticiado e seu foco nos rostos humanos, e no destino humano, espelham o trabalho de Danny’.
Sites foi contratado como o primeiro repórter do Yahoo!, com a missão de cobrir, durante pelo menos um ano, conflitos armados pelo mundo. Ele registra suas viagens em textos, fotos e gravações de áudio e vídeo no sítio de internet. Ao saber da homenagem, Sites afirmou que ela será ‘um lembrete constante para trabalhar para atingir os padrões [de Pearl] todos os dias’. A premiação será apresentada em uma cerimônia em Los Angeles em 24 de junho. Informações da AFP [7/3/06].