Sem nunca ter dado lucro, o Twitter apresentou publicamente ontem o seu plano para venda de ações na Bolsa de Valores, em que pretende levantar até US$ 1 bilhão. No início do mês passado, o microblog havia anunciado que iria à Bolsa americana, mas a informação se resumia a um tuíte de 135 caracteres.
No documento de 164 páginas, o Twitter não dá uma estimativa dos preços das ações nem do valor da companhia. Mesmo o valor que pretende levantar no mercado é apenas uma estimativa, que pode ser alterada quando fizer as apresentações para potenciais investidores nas próximas semanas. Mas agora, com o anúncio oficial, a empresa revelou números sobre sua operação que não eram conhecidos. Ela diz, por exemplo, que tem 218,3 milhões de usuários ativos ao mês, número pouco maior que os 200 milhões que tinha no fim de 2012, mas nunca teve lucro. De 2010 até hoje, acumula perdas de US$ 419 milhões.
Apenas no primeiro semestre deste ano, a companhia perdeu US$ 69 milhões, 41% mais que no mesmo período do ano passado. A receita nesse intervalo mais que dobrou, de US$ 122 milhões para US$ 253 milhões, mas a empresa já disse que esse vai ritmo vai desacelerar, entre outros motivos, porque a base de usuários não deve continuar a crescer no ritmo atual.
Destinos
Dos 218 milhões de usuários mensais, 77,5% estão fora dos Estados Unidos, mas a companhia não dá detalhes sobre os destinos.
O Brasil, um dos principais mercados para o microblog, é citado duas vezes no documento de 164 páginas, no qual a empresa diz que pretende aumentar as equipes de venda e marketing no país, um dos seus alvos prioritários.