Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Editora americana adquire Knight Ridder

A Knight Ridder, segunda maior cadeia de jornais dos EUA, foi vendida por US$ 4,5 bilhões para a McClatchy Company, editora responsável pela publicação de onze jornais no país. O acordo vem em um momento em que o futuro da indústria dos jornais é questionado. Desde que o grupo proprietário de 32 diários foi colocado à venda, em novembro do ano passado, sob pressão de seus três maiores acionistas, analistas especulavam o valor das ofertas como maneira de avaliar o futuro dos impressos, na medida em que leitores e anunciantes voltam seus interesses para a internet.

A cadeia de jornais atraiu inicialmente o interesse de grandes empresas de mídia porque, apesar da crise que atinge os jornais nos EUA, ainda consegue ser rentável – o grupo obteve margem de lucro de 19,3% em 2004. Além disto, a Knight Ridder conta também com os sítios de seus títulos impressos e outros investimentos online que, segundo analistas, podem vir a representar grande fonte de lucro no futuro. No entanto, a McClatchy foi a maior empresa a submeter uma oferta ao grupo – que publica, entre outros, o Miami Herald, o Philadelphia Inquirer e o San Jose Mercury News. A notícia trouxe alívio à Knight Ridder, pois se temia que investidores sem experiência no ramo dos jornais assumissem os negócios do grupo.

Sob os termos do acordo, a McClatchy pagará o valor de US$ 67 por ação, sendo 60% do valor total em dinheiro e o restante em ações. Como a McClatchy é bem menor do que a Knight Ridder, a fusão deve gerar grandes mudanças nos dois grupos. A editora pode vir a fechar alguns dos títulos da Knight Ridder, como o Philadelphia Daily News, ou vender alguns, como o Inquirer e o St. Paul Pioneer Press. A empresa possivelmente também realizará cortes nas próprias redações para ajudar no pagamento pelo grupo. Apesar do pequeno porte, em 2004 a McClatchy completou 20 anos consecutivos de aumento na tiragem de seus títulos e dez de aumento no valor de suas ações, que alcançaram o mais alto índice de crescimento de uma ação de jornal.

Negócio familiar

Ambas as redes são administradas por famílias. A Knight Ridder foi formada em 1974 pela fusão da Knight, fundada em 1903, e da Ridder, fundada em 1892. A tiragem diária do grupo, que já ganhou 84 prêmios Pulitzer, é de 3.3 milhões de cópias. Já a McClatchy foi inaugurada em 1857 e hoje é administrada pela quinta geração da família fundadora. A empresa já foi premiada com 13 Pulitzer. Informações de Katharine Q. Seelye e Andrew Ross Sorkin [The New York Times, 9 e 13/3/06].