Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

NYT deixa de publicar listas de ações

A partir do dia 4/4, o New York Times deixará de publicar a listagem de dados do mercado de ações dos EUA de terça-feira a sábado e, no lugar das tabelas, publicará duas páginas com informações de economia e finanças. No domingo, no entanto, a lista financeira completa ainda será impressa, como noticia Julie Bosman [The New York Times, 14/3/06].


O Times afirmou que disponibilizará em seu sítio ferramentas interativas e informações do mercado e que, nele, os leitores poderão desenvolver portfólios online e criar buscas personalizadas de ações – que permitam que eles recebam gratuitamente, por e-mail, as últimas informações sobre mudanças no valor das ações e das empresas que lhes interessam.


Ao anunciar a mudança, o Times segue o caminho de outros jornais americanos que não divulgam mais as tais listas com a justificativa de reduzir custos de impressão, já que cada vez mais leitores usam a internet para monitorar seus investimentos. Segundo Nikki Finke [Deadline Hollywood Daily, 11/3/06], a medida poderá representar para o Times uma economia de US$ 10 milhões em custos de impressão e espaço editorial. Já Diane McNulty, porta-voz do jornal, recusou-se a dizer qual seria a economia esperada pela manobra.


Por anos, mais de 900 jornais americanos publicaram as tabelas de ações completas em suas edições impressas. Nos últimos meses, entretanto, muitos deixaram de fazê-lo. O grupo Tribune Company tomou esta medida em alguns dos jornais que publica, como Chicago Tribune, Los Angeles Times, Newsday e Orlando Sentinel. Na segunda-feira (13/3), o LA Times anunciou que iria condensar suas tabelas em uma única página. Em janeiro, o Tribune deixou de publicar as listas de terça a sexta-feira. O Atlanta Journal-Constitution parou de publicar definitivamente a listagem este mês.