Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O bom e velho negócio de vender notícias

Enquanto a imprensa tradicional sofre para atingir a rentabilidade na internet, a Yahoo, uma das pioneiras da rede, quer retomar seu papel de liderança justamente por meio das notícias. Em sua apresentação na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a diretora executiva da companhia, Marissa Mayer, apresentou um aplicativo de celular e revistas digitais criadas para “dar sentido e simplicidade à fragmentação do consumo de notícias, sobretudo no smartphone”. “Um dos problemas que encontramos na leitura de notícias no celular é o que chamo de ‘se o artigo é muito grande, não vou ler’. Vimos aí uma oportunidade de inovar, de extrair o poder da web e promover uma experiência imersiva”, disse Marissa, citando “a elegância das revistas” como sua referência para a estratégia.

Em termos práticos, a ideia vai funcionar por meio do novo aplicativo móvel (por enquanto apenas para iPhone) Yahoo News Digest. Trata-se de uma versão remodelada da tecnologia presente no Summly, app que a companhia comprou em março do ano passado por estimados US$ 30 milhões das mãos do garoto-prodígio Nick D’Aloisio. Com seus 18 anos de idade, o próprio D’Aloisio subiu ao palco para mostrar o novo software. A proposta é exibir ao usuário duas vezes ao dia – uma pela manhã, outra à noite – resumos das notícias mais importantes do momento. Sob a ribalta do LVH Theather, a apresentação expressou funcionalidade e utilidade.

Ao acordar, o leitor terá disponível uma seleção de poucas notícias construídas a partir de elementos de diversas fontes, como agências, sites e redes sociais. De algum modo, as fórmulas matemáticas por trás do News Digest são capazes de juntar essa variedade de fontes em um texto único, em linguagem natural, que faz sentido. Introduz ainda galerias de fotos, mapas e informações extras para dar contexto à história. De quebra, fornece links para todas as fontes utilizadas.

Ao encerrar a leitura da seleção de matérias, o usuário recebe o aviso celebratório Done! (“Acabou!”), de modo a emprestar àquela experiência justamente o que quem se informa pela internet sente falta: a noção de completude, que, como D’Aloisio lembrou, é característica de publicações impressas. Enquanto a edição da noite não chega, exibe-se ao usuário um cronômetro reverso que conta as horas até a próxima publicação. Mais uma vez ai, o News Digest toma emprestado fundamento do jornalismo tradicional, o da periodicidade.

Mais uma aquisição

Além desse aplicativo, Marissa também anunciou dois outros investimentos em notícias. Um deles é um site de tecnologia para o público de língua inglesa, o Yahoo.com/tech, liderado por David Pogue, um dos mais importantes críticos de aparelhos eletrônicos da imprensa americana que abandonou uma coluna no New York Times para se juntar à firma de internet.

Assim como no caso do Digest, a ideia da publicação é transmitir ao leitor simplicidade. Pogue criticou o mercado de sites sobre tecnologia nos EUA, dominado, na opinião dele, por veículos interessados em falar apenas para entusiastas, que cobrem assuntos dispensáveis para quase todos e disseminam jargão arcano. Além do Tech, a Yahoo também lançou um site sobre culinária, com receitas e notícias relacionadas ao tema.

Em nenhum dos dois veículos, porém, o que foi mostrado deixa claro algum avanço sobre o que tem sido tentado por outras companhias de mídia.

Como não poderia deixar de ser em se tratando da Yahoo sob o comando de Marissa, a diretora executiva anunciou mais uma aquisição – já foram mais de vinte desde que ela assumiu o cargo, em julho de 2012. Esta vez, a adquirida foi a Alleviate, software que personaliza a página inicial de dispositivos Android de acordo com a forma como o aparelho é utilizado.

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Rennan Setti, do Globo; o repórter viajou a convite da Intel