A gigante americana AOL anunciou, na semana passada, a compra da Gravity, dona de um software que permite a personalização das buscas online e nas redes sociais por meio de filtros. O portal de internet, que teria desembolsado 83 milhões de dólares na aquisição da startup, espera que a Gravity a ajude a “distribuir conteúdo e publicidade relevante e atraente na web por meio de tecnologia inteligente”.
Desde que assumiu a presidência da AOL, em 2009, Tim Armstrong passou a guiar o portal por um caminho voltado ao conteúdo patrocinado por publicidade. Ao inserir a tecnologia da Gravity em suas centenas de sites de notícias, blogs e aplicativos de vídeo e móveis, a empresa espera ampliar o tempo que os usuários gastam em seus produtos e em anúncios distribuídos sob medida. “A web passou de [ferramenta de] busca para o social, e a próxima evolução será a pessoal”, afirma Armstrong. O objetivo da equipe da Gravity será “estruturar a era da personalização na AOL”.
Rastro online
O software cria um novo tipo de impressão digital para quem navega na internet com base em páginas visitadas e temas discutidos em redes sociais. Estas informações são compiladas e compartilhadas com os sites, que usam estas “pegadas” para customizar o conteúdo para cada novo visitante.
Sob a liderança de Armstrong, a AOL já adquiriu quase uma dúzia de empresas, entre elas o Huffington Post, em 2011; o distribuidor de vídeo online Goviral; e a startup de publicidade em vídeo Adap.tv no ano passado. Este mês, no entanto, a empresa chegou a um acordo para vender a maior parte da rede de sites de jornalismo local Patch, que foi fundada por Armstrong em 2007 e comprada em 2009. Nos últimos anos, a rede vinha tendo desempenho fraco, com as vendas de publicidade em baixa, e a AOL sofria pressão de investidores para solucionar o problema.