Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogueira iraquiana disputa prêmio literário

Uma jovem iraquiana é a primeira blogueira a disputar um grande prêmio literário. Seu blog, Baghdad Burning, foi transformado em livro e publicado pela editora britânica Marion Boyars no ano passado, classificado como biografia e livro de memórias. A iraquiana escreve sob o pseudônimo de Riverbend, e sua identidade verdadeira não é conhecida pelos leitores que conquistou internacionalmente. A editora afirma saber a identidade da autora, mas respeita seu desejo de permanecer no anonimato.


Riverbend está cotada ao prêmio literário britânico Samuel Johnson, cujo vencedor receberá 30 mil libras. Na lista dos indicados, divulgada na segunda-feira (27/3), a iraquiana disputa o prêmio com outros 18 títulos de não-ficção, incluindo obras sobre a guerra fria e a grande muralha da China e uma biografia da autora de livros de receitas do século 19 Mrs. Beeton.


Quando começou o blog, em agosto de 2003, Riverbend explicou apenas que era uma mulher iraquiana de 24 anos – hoje ela teria 26. ‘Eu sobrevivi à guerra. Isso é tudo que vocês precisam saber. É tudo o que importa atualmente’, completou. Em seu diário online, a blogueira conta seu cotidiano no Iraque pós-ocupação e fala sobre política e guerra. Riverbend estudou na Universidade de Bagdá e trabalhava em uma grande empresa de informática antes da invasão americana ao Iraque, em março de 2003. Ela perdeu o emprego quando ficou perigoso demais para mulheres iraquianas saírem sozinhas a trabalho. Com informações de John Ezard [The Guardian, 27/3/06].