A Universidade do Sul da Califórnia (USC) criou uma disciplina baseada no Google Glassem seu curso de jornalismo. Batizado de “Glass Journalism”, a disciplina foca em como os estudantes podem utilizar o dispositivo do Google para contar histórias jornalísticas de uma maneira diferente.
O professor Robert Hernandez acredita que as aulas com base nos óculos do Google irão oferecer uma rara oportunidade para que o jornalismo esteja à frente das novas tendências tecnológicas. Para Hernandez, jornalistas estão sempre correndo atrás para se adaptar às novas tecnologias, mas no caso do Glass a indústria tem a oportunidade de mudar esse quadro. “Como a plataforma ainda é nova, ninguém definiu como o jornalismo deve ser nela”, ressalta o professor.
Na disciplina, os estudantes irão criar aplicativos para o dispositivo com a meta de encontrar novas formas de contar narrativas. Hernandez espera conseguir responder a perguntas sobre de que forma é possível criar e acessar matérias jornalísticas utilizando o Google Glass.
Ensino de jornalismo precisa ser atualizado
A implantação de uma disciplina dessa natureza se alinha à nova estratégia da USC, que tem como objetivo prover mais habilidades para os estudantes que estão à procura de empregos na indústria midiática. De acordo com Ernest James Wilson III, reitor da Universidade, muito do que estava sendo ensinado sobre jornalismo precisava ser atualizado para refletir as novas tecnologias. Já o professor Hernandez espera que seus alunos mudem o jornalismo, que, de acordo com ele, é uma indústria que tende a ser lenta para se adaptar às novidades.