A guerra de informação entre a Rússia e a Ucrânia ganhou um novo capítulo na última semana. No dia 25/3, um dos maiores provedores de TV a cabo da Ucrânia retirou de sua grade as emissoras estatais de notícias russas, cumprindo uma ordem judicial que obrigava que os canais NTV Mir, RTR Planeta, Channel One e Vsemirnaya – considerados favoráveis ao governo do presidente Vladimir Putin – fossem retirados pelos provedores de TV.
No lugar dos canais pró-Kremlin, o provedor a cabo Volya, que detém cerca de 20% do mercado de TV da Ucrânia, colocou o russo Dozhd, canal independente que foi retirado da grade de provedores de TV da Rússia por suas reportagens críticas ao presidente.
A anexação da Crimeia pela Rússia aumentou a tensão entre os dois países. Recentemente, o Conselho Ucraniano de Segurança Nacional e Defesa iniciou uma investigação sobre as operações de empresas russas no território, acusando-as de “espalhar informações que colocam em risco a segurança nacional e soberania territorial da Ucrânia”.
Leia também