O apresentador americano David Letterman, 66, anunciou ontem sua aposentadoria durante a gravação de seu “talk show”, que iria ao ar às 23h35 nos EUA.
Letterman deve ficar no cargo até 2015, quando acaba seu contrato com a emissora CBS. Ele está à frente do “Late Show With David Letterman” desde 1993. O programa ganhou seis Emmy, maior prêmio da TV americana.
Letterman disse à plateia que antes da gravação havia telefonado para o presidente da CBS, Leslie Moonves, para informá-lo de sua decisão. “Disse: Leslie, foi ótimo, você foi ótimo, a emissora foi ótima, mas vou me aposentar.’”
“Há apenas um David Letterman”, disse o presidente da emissora em comunicado oficial à imprensa.
“Dave deu à audiência milhares de horas de entretenimento, entrevistas afiadas e momentos brilhantes de candura e de perspectiva sobre eventos nacionais.”
“O melhor que há”
Considerado uma referência do formato “talk show”, David Letterman despontou como comediante de stand-up no programa de Johnny Carson, “The Tonight Show”, da NBC, na década de 1970.
Ele iniciou sua carreira como apresentador em 1980, num programa matinal, “The David Letterman Show”, também da NBC, que ficou no ar por apenas três meses.
Apresenta “talk shows” regularmente na TV desde 1982, quando assumiu o “Late Night with David Letterman” na mesma emissora.
Em 1992, com o anúncio da aposentadoria de Carson, Letterman foi apontado pelos fãs como seu sucessor natural, mas o escolhido foi Jay Leno. Letterman foi para a CBS.
Há 32 anos no ar, ele recentemente superou Carson como o apresentador mais longevo da TV americana.
A noite dos programas de TV americanos já havia passado por mudanças em fevereiro, quando o comediante Jimmy Fallon assumiu o “The Tonight Show” no lugar de Jay Leno, antigo rival de Letterman na disputa por audiência. Leno aposentou-se após 22 anos no cargo.
Pelo Twitter, Fallon disse que Letterman “é o melhor que há e que jamais houve”. A apresentadora Ellen DeGeneres também usou o Twitter para dizer que a televisão não será a mesma sem Letterman.