Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Geo News é suspenso após críticas a serviço de inteligência

O canal de TV paquistanês Geo News teve sua licença suspensa por 15 dias após ter criticado o serviço de inteligência do país. A emissora, uma das mais importantes do Paquistão, foi punida com suspensão e multa por ter, supostamente, difamado o chefe do serviço de inteligência do Exército, General Zaheer-ul-Islam.

O conflito entre o Geo News e o serviço de inteligência teve início após um atentado sofrido pelo jornalista e apresentador Hamid Mir. A emissora acusou o serviço de inteligência paquistanês de estar por trás do ataque a um de seus principais funcionários, que foi internado com ferimentos graves. Durante a cobertura sobre o ataque, o Geo News mostrou fotos e vídeos do General Zaheer-ul-Islam, o que enfureceu os militares.

O Exército entrou com um pedido formal ao órgão regulador de mídia no Paquistão pedindo que o Geo News fosse fechado por ter difamado uma importante instituição. Além disso, a rede de TV sofreu represálias de grupos de militantes da direita religiosa que se manifestaram em favor do serviço de inteligência. Veículos da empresa de comunicação foram incendiados.

“A suspensão do Geo é um sério ataque à liberdade de expressão no Paquistão”, disse Richard Bennet, diretor da Anistia Internacional para a Ásia. Segundo a organização, o ataque ao canal de notícias foi um ato com motivações políticas.