Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mais uma estrela da TV acusada de pedofilia

Dois anos depois das acusações de pedofilia contra o falecido apresentador de TV do Reino Unido Jimmy Savile, outro astro da TV britânica foi acusado e culpado por abuso sexual de meninas: Rolf Harris, uma estrela do entretenimento britânico. A sentença saiu na segunda-feira (30/06). Harris foi considerado culpado por 12 acusações de atentado violento ao pudor. Suas vítimas teriam entre sete e 19 anos e os crimes ocorreram entre 1968 e 1986. Ele permanece solto sob fiança. A justiça aguarda o relatório médico para ditar a sentença.

Segundo os procuradores, Harris abusou durante anos dessas meninas acreditando que sua fama o deixaria intocável. Harris, de 84 anos, que é considerado uma celebridade tanto na Austrália quanto no Reino Unido. Tinha um grande reconhecimento na opinião pública e estas acusações deixaram personalidades chocadas, como o primeiro-ministro australiano Tony Abbott, que falou sobre o assunto à rede ABC: “Sinto-me destruído e consternado, mas é muito importante que façamos tudo o que pudermos para proteger os mais novos e vulneráveis. O abuso sexual é um crime absolutamente abominável.”

Rolf Harris negou todas as acusações e chegou a dizer que elas eram “risíveis”. A justiça britânica começou a investigar antigas celebridades desde que foi revelada a série de abusos cometidos pelo apresentador Jimmy Savile, falecido em 2011. A ligação entre os dois apresentadores é também alvo de investigação, já que Harris teria sido uma companhia habitual de Savile nas suas visitas ao hospital psiquiátrico de Broadmoor, onde teriam ocorrido os abusos.

Em 1985, Harris foi protagonista de um vídeo que ensinava crianças a evitar abusos sexuais.

Fontes: Folha de S.Paulo, BBC Brasil e TVI 24

******

Roni Pereira é estudante, Salvador, BA