O Orkut, rede social do Google que já foi sucesso no Brasil, mas perdeu espaço com o surgimento do Facebook, teve decretada ontem a data de seu fim.
Em post publicado no site oficial da rede, o diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher, confirma que a rede será descontinuada em 30 de setembro.
Até lá, os usuários poderão usar uma ferramenta criada pela companhia, Google Takeout, para salvar informações de perfil, mensagens de comunidades e fotografias.
“Decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, escreveu ele referindo-se ao YouTube, ao site de blogs Blogger e à rede social Google+, que ganharam foco da companhia nos últimos anos.
“Foram 10 anos inesquecíveis”
Criado em 2004 pelo engenheiro Orkut Büyükkokten, o serviço do Google foi precursor do fenômeno das redes sociais. Sucesso imediato no Brasil, a rede chegou a ter 40 milhões de usuários no país, o que representava praticamente a metade dos usuários de internet.
A partir de 2008, no entanto, sua hegemonia foi bombardeada pelo Facebook, que passou a ser a rede social mais popular no mundo.
O Google ainda mantinha o Orkut em funcionamento por considerar que o tráfego de usuários ainda justificava tal medida. “Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, escreveu Golgher.
******
Gustavo Brigatto, do Valor Econômico