Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

‘Jornais regionais estão cada vez mais fortes’

A Associação Paulista de Jornais (APJ), que reúne 14 dos principais jornais regionais do Estado de São Paulo, elegeu a sua diretoria para o biênio 2014/2016, tendo como presidente Renato Delicato Zaiden, que foi reconduzido ao cargo, bem como os demais diretores. Os jornais da APJ formam a maior rede de jornais independentes do País e se constituem o primeiro player do maior mercado consumidor do País.

Com sede em São Paulo, a APJ vem realizando um trabalho permanente de valorização e reconhecimento da liderança e constante crescimento da mídia regional, com foco no trabalho em rede, liberdade de expressão e de informação e ações comerciais e de treinamento conjuntas, além de iniciativas nas áreas editoriais, de circulação e de publicidade, entre outras.

Zaiden, bem como os demais membros da diretoria, foram reeleitos em assembleia da entidade em 19/8, no conjunto do World Trade Center, na capital, durante o 10º Congresso da Associação Nacional de Jornais. Logo após a reunião, Zaiden concedeu esta entrevista, que segue na íntegra:

O que o sr. considera mais importante em relação ao Congresso da ANJ sob o ponto de vista do jornalismo regional paulista?

Renato Zaiden – A grande mensagem é a redescoberta dos jornais. Será feita uma campanha junto à opinião pública, leitores e anunciantes mostrando que a informação jornalística é parte das necessidades das pessoas para saber das coisas. O jornalismo ajuda nas grandes transformações, a fiscalização do que é de interesse público e na orientação que as pessoas precisam ter para as suas decisões pessoais e cidadãs. A tecnologia, que muitos achavam poderia prejudicar os jornais, na verdade irá facilitar a vida deles, como já sabíamos. Houve um momento de preocupação e até equívocos por parte de alguns setores que entendiam que os jornais iriam acabar. Na verdade, os jornais serão cada vez mais importantes e mais fortalecidos. Com redes sociais e plataformas multimídia, as pessoas, que nunca consumiram tanta informação, precisam da informação chancelada, confiável e é a marca do jornal que dá essa credibilidade. O jornalismo profissional se faz com seriedade, independência, comprometimento. Se faz com a verdade. E isso o jornalismo nunca deixará de fazer. Por isso ele é a principal fonte de referência para quem busca coisa séria. Nessa mobilidade e versatilidade digitais, o jornal continua firme e saudável no papel, mas vai muito além do papel. O jornal ganhou mais possibilidades. Aumentou o hábito de leitura em busca de informação e os jornais estão provendo o conteúdo credibilizado para as redes sociais e as plataformas como smartphones, tablets e web de modo geral. No Congresso da ANJ, pela primeira vez se reuniu um grande número de representantes dos diversos segmentos do jornalismo no Brasil, publishers, empresários de comunicação da mídia impressa e as principais lideranças do mercado anunciante, das agências de propaganda e dos clientes. Para quê? Justamente para marcar um movimento de renovação e disruptura, mostrando isso de uma maneira muito forte, consistente, como nunca antes da história de 35 anos da ANJ, tão significativa e expressiva. A ANJ, que nasceu do interesse dos publishers, donos de jornais e publicadores para defender a livre iniciativa, vê que as possibilidades do setor continuam muito fortes e fortalece a parte mercadológica dos jornais, o que os ajuda a manter a independência histórica que sempre tiveram.

Essa ação em conjunto favorece os jornais regionais?

R.Z. – Não tenho a menor dúvida disso. Se os grandes jornais procuram estar próximos dos seus leitores, os regionais vão além, praticam essa proximidade. Se envolvem no processo de cidadania. Os jornais regionais têm algo interessante: a contemporaneidade dos principais fatos do mundo e do País, que os grandes jornais têm, mas oferecem o noticiário local e regional que os grandes não têm. Os regionais estão cada vez mais fortes em suas comunidades, em crescimento não só no digital, mas também no formato papel. Interessante é a interatividade que eles têm com as comunidades, através das possibilidades da web, mas principalmente pelo contato olho no olho pela proximidade física também. Os jornais são pilastras de sustentação da democracia no País. E ninguém mora no País, as pessoas moram nas cidades. E esses jornais estão nas cidades, vivem nessas cidades e convivem nelas. A nova métrica dessa audiência, proposta pela ANJ, não leva em conta só a circulação, pois cada exemplar é lido por mais de uma pessoa. Por exemplo, numa cidade com 400 mil habitantes e com 25 mil exemplares de tiragem, o jornal é lido por mais ou menos 125 mil pessoas no papel, fora a leitura pelo digital. Tirando as crianças, os não alfabetizados e as pessoas que não estão economicamente ativas, o jornal atinge mais de 60% do mercado consumidor.

Vida longa então para o jornal regional nesse novo modelo?

R.Z. – Na verdade não é um novo modelo. É o reconhecimento de que tudo isso existe. Está sendo praticado. Os jornais da APJ são líderes de seus mercados tanto no impresso quanto no digital.

O sr. foi reeleito presidente da APJ. Poderia fazer um balanço da atual gestão e falar sobre as metas para a próxima?

R.Z. – A nossa reeleição é consequência da crença dos jornais associados de que devemos dar continuidade ao trabalho iniciado de convergência das plataformas. Além disso, atuar pela percepção do mercado de nossa liderança em circulação, leitura e investimentos publicitários. Nossos jornais estão no maior mercado consumidor do País. Somos o primeiro player do primeiro mercado, o Interior de São Paulo. Somos a maior circulação e oferecemos o maior índice de leitura no papel e no digital, maior credibilidade, maior proximidade. O que já era reconhecido nos mercados regionais e setores do mercado anunciante será um fato de repercussão permanente. Nós, da APJ, somos uma referência de união e liderança regional, trabalhando em rede, porém mantendo a independência das publicações. Em nosso Estado, o anunciante que desejar vender para os mercados regionais não tem nenhum caminho tão efetivo e comprovadamente credibilizado em liderança do que os jornais regionais que fazem parte da APJ. Nesses próximos dois anos de mandato, vamos receber as pessoas em nossa sede na capital, que é uma embaixada do Interior, promover reuniões e estar mais próximos de lideranças do mercado e da comunicação, do setor público, como vínhamos fazendo, e que será intensificado. E também otimizar resultados nos núcleos, maior troca de conteúdo e ampliar a cobertura no Estado, prestação de serviços aos associados como nas áreas jurídica, editorial, propaganda, industrial e tecnologias. Sozinhos já somos muito fortes, mas juntos somos infinitamente mais fortes. Estamos unidos, a assembleia de eleição da diretoria mostrou isso, inclusive com a chegada de novo associado, em Rio Claro, e outros que estão a caminho.

Qual é o perfil dos jornais da APJ?

R.Z. – São jornais líderes de mercados regionais, que interagem, têm história, circulação diária, auditoria de circulação e, principalmente, são reconhecidos pela opinião dos cidadãos das comunidades onde estão presentes. Quem se responsabiliza pela informação na cidade? Cabe ao jornal checar, rechecar, e quando o jornal publica uma notícia é porque tem certeza do fato. De todos os meios, o jornal é o de maior credibilidade. Se já era grande, agora com essa capilaridade nas redes sociais, onde somos buscados para confirmar as informações, a nossa responsabilidade se fortalece e aumenta ainda mais. Temos o compromisso de chancelar a informação. Nunca se buscou tanta informação. Mas é preciso buscar o jornal para saber se é verdade. Outro dia um leitor perguntou: “Por que vocês não falam que o Schumacher já morreu? A imprensa está escondendo isso”. Era uma notícia falsa que circulava no facebook sem a chancela da imprensa. Felizmente, ele não morreu.