Tim Berners-Lee, o inventor britânico da internet tal como a conhecemos, solicitou uma nova carta global para proteger a liberdade na internet de ameaças por parte de governos e corporações.
Sua intervenção proporciona uma boa oportunidade para uma nova discussão sobre o controle da web. Ao mesmo tempo em que abre a porta para um debate sobre ética, qualidade e uso responsável da informação que deve interessar a todos os jornalistas e à comunidade de desenvolvimento da mídia.
Berners-Lee, que inventou a web há 25 anos, diz que deve haver uma nova carta de direitos para garantir a independência da internet e garantir a privacidade dos usuários. O objetivo é colocar limites sobre como as empresas e os governos controlam a internet e nosso acesso a websites. “Se um governo pode bloquear seu acesso a, por exemplo, páginas de políticos da oposição”, diz ele, “então eles podem lhe fornecer uma visão míope da realidade para manter-se no poder.”
Sua resposta é a criação de uma versão para a internet da Magna Carta, a qual foi a primeira tentativa de garantir direitos básicos. Isso iria restringir o poder do Estado no controle da internet, principalmente neste período após a divulgação de revelações polêmicas do ex-funcionário da inteligência americana Edward Snowden, que divulgou o monitoramento em massa por parte dos Estados Unidos da atividade global online.
Tal carta moderna não seria nada ruim. Certamente, é preciso fazer mais para proibir a censura e garantir a privacidade e a liberdade da internet. Mas é suficiente? Assim como reduziria o poder do governo e das grandes empresas, uma carta da liberdade online poderia articular uma visão de futuro da internet, promovendo a comunicação responsável.
Disciplina e velocidade
Com mais de um bilhão de usuários, a internet é um dos grandes sucessos da história. Suas infraestruturas integradas de comunicação global e plataformas de serviços estão subjacentes ao tecido da economia global. No entanto, a internet de hoje foi concebida na década de 1970, para fins que têm pouca semelhança com seu cenário atual.
Seu futuro é uma preocupação para todos os cidadãos, e também é inseparável do futuro do jornalismo e da mídia.
A realidade da convergência de mídias e do entrelaçamento visível entre a imprensa tradicional, a transmissão e o jornalismo online significa que o conteúdo da Internet está em toda parte: ele está chegando na tela da televisão tradicional e está disponível em todos os telefones celulares.
Ao mesmo tempo, o público é um parceiro interativo nas redações, principalmente através de redes sociais. Estamos mais perto do que nunca do nosso público, que levanta novas dúvidas sobre quem é o jornalista e o que é o jornalismo.
O chamado para um recomeço do debate sobre o futuro da internet fornece à midia uma oportunidade notável e vital para revigorar os valores éticos do jornalismo, bem como promover a comunicação responsável?? indo além da redação, a qual irá fortalecer a parceria entre a imprensa e o público.
Estas são questões que chegam ao cerne dos debates que emergem no jornalismo, e mais recentemente no Fórum Global para Desenvolvimento da Imprensa, em Kiev, cuja edição de 2014 foi realizada entre setembro e outubro. Nesta conferência, os líderes de imprensa da Eurasia discutiram o jornalismo digital. Falou-se muito de uma Agenda para a Mudança na região pós-soviética.
Grande parte do debate em Kiev foi centrada precisamente nas ameaças por parte do governo e de grandes empresas, mas houve outras questões também.
A crise de credibilidade na internet aberta, por exemplo, onde a propagação de informações maliciosas, a distorção de informações, a intolerância, o ódio, a panfletagem e o preconceito – “coisas um tanto medonhas” usando palavras do próprio Berners-Lee – dificultam, se não impossibilitam, distinguir o que é confiável e útil.
Para os jornalistas que têm um grande interesse no desenvolvimento de mídia digital, há outra questão: como manter o respeito pela ética em um ambiente online naturalmente indisciplinado e que funciona a uma velocidade vertiginosa?
Valores jornalísticos
Uma resposta pode ser por meios de comunicação e grupos de apoio ao jornalismo para promover uma campanha global para comunicações éticas, visando pessoas e organizações que se lançam ao espaço de informação pública.
O problema é que a noção de ética na internet é um conceito estranho para milhões de usuários. Por outro lado, a maioria dos jornalistas conhece a ética da própria arte, mesmo se quando não é capaz de reproduzir fielmente o texto com quatrocentas ou mais cláusulas elaboradas ao redor do mundo nos últimos cem anos.
O negócio dos jornalistas hoje está menos relacionado a ser o primeiro a dar a notícia (que corre cada vez mais depressa via web), mas pode-se esperar para verificar os fatos e fornecer o contexto, análise e pano de fundo que faz a notícia relevante e bem compreendida.
Jornalistas são confiáveis ??para fazer isso porque, pelo menos em teoria, são obrigados por cinco obrigações éticas fundamentais:
>> Dizer a verdade, ou pelo menos para ser preciso e escrever reportagens baseadas em fatos;
>> Ser independente, em especial da influência política e comercial diretas;
>> Ser imparcial e mostrar respeito por todos os lados de uma história;
>> Mostrar humanidade e se esforçar para não fazer mal; e
>> Prestar contas ao público através da transparência e correção de erros.
As restrições éticas do jornalismo fazem dele um ramo distinto e especial de liberdade de expressão. A liberdade de imprensa, pode ser vista como outra questão a considerar.
Isto está em contraste gritante com os princípios de autorrespeito da maioria das comunicações via Internet.
No mundo aberto da internet – ou seja, onde as pessoas optam por partilhar de suas opiniões em público, em vez de manter suas opiniões para si – a informação é quase sempre autocentrada.
Os quatro pilares que dominam o espaço público online são as comunicações corporativas (incluindo interesses comerciais e não comerciais); as instituições políticas e estaduais; o jornalismo; e a voz dos cidadãos, nicho cada vez mais crescente por causa de redes sociais, blogs e do discurso individual.
Destes, apenas o jornalismo tem uma ligação bem estabelecida com as obrigações éticas. Os jogadores mais poderosos – conforme alerta como Tim Berners-Lee – são os governos e as sociedades comerciais. A ascensão da voz dos cidadãos tem sido ao mesmo tempo doce e amarga; seu potencial libertador é enfraquecido por atos de intolerância, pelo bullying, pela misoginia, pelo racismo e pelo discurso malicioso, muitas vezes realizados sob o manto protetor do anonimato. Isso torna a web, por vezes, um lugar ameaçador, principalmente para os grupos marginalizados e vulneráveis??.
Se quisermos restaurar a boa saúde da internet e recriar um ecossistema tecnológico onde a democracia possa florescer, é preciso promover uma nova visão ética de como a Internet aberta funciona.
Mas como fazê-lo?
Embora a imprensa tenha um papel fundamental nesta tarefa, seria absurdo para promover a ética do jornalismo como um remédio universal. Não podemos esperar que a internet se torne livre de preconceitos ou um refúgio da justiça, da imparcialidade e da tolerância. Estes podem ser os valores jornalísticos, mas eles não podem ser impostos a terceiros. E nem devem. As pessoas têm o direito de ser tendenciosas e injustas.
No entanto, isso não significa que a internet é livre de valores. Pelo menos três dos princípios fundamentais do jornalismo acima enunciados (precisão factual, humanidade e se esforçar para não fazer mal, e transparência e correção de erros) são dignos de apoio em todos os pilares da internet aberta.
É esperado que mesmo os não-jornalistas, incluindo os comunicadores corporativos, assessores políticos e blogueiros de opinião, usuários de redes sociais, atendam a tais padrões.
Conteúdo de qualidade
Ao promover a autorregulação voluntária, estabelecendo altos padrões de qualidade e oferecendo reconhecimento aos que adotarem os padrões mínimos, muito pode ser feito para tornar a internet mais civilizada, solidária e democrática.
A mídia pode desempenhar seu papel, reforçando o ofício do jornalismo e:
>> Melhorando a gestão, edição e gerenciamento de notícias e informações;
>> Respeitando a privacidade e os direitos de terceiros;
>> Moderando os comentários dos usuários sobre o trabalho jornalístico de forma mais eficaz e limitando o acesso ao anonimato para aqueles que dela necessitam; e
>> Lançando campanhas públicas para incentivar o pensamento mais crítico sobre a comunicação online.
Berners-Lee fala por todos nós quando argumenta que devemos deter os predadores do governo e a ganância corporativa de destruir a web, mas devemos ir mais longe. Um foco em conteúdo de qualidade hoje irá garantir o futuro do jornalismo e da sociedade em rede de amanhã.