[do release da editora]
Está de volta às livrarias Renato Russo – O trovador solitário. Com o selo da Ediouro o novo formato e o elegante projeto gráfico, valorizam a obra de Arthur Dapieve e marcam os dez anos da morte do músico e compositor (11 de outubro de 1996). Publicado originalmente em 2000, com oito edições esgotadas, o livro traz agora pequenas atualizações no texto e reúne fotos e fac-símiles de documentos que não constavam na edição anterior. José Emilio Rondeau faz a apresentação.
Jornalista, escritor e professor, Arthur Dapieve nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Trabalhou no Jornal do Brasil, na revista Veja Rio e no jornal O Globo, onde desde 1993 é colunista no “Segundo Caderno”. Também é colunista no site NoMínimo. É professor de Técnicas de Redação no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. É autor de BRock – o rock brasileiro nos anos 80 (Editora 34, 1995); da coletânea de crônicas Miúdos metafísicos (TopBooks, 1999); de Guia de Rock em CD – Uma discoteca básica, junto com Luiz Henrique Romanholli (Jorge Zahar, 2000); do livro de humor Manual do mané – Guia de auto-ajuda para o homem que vacila, junto com Gustavo Poli e Sérgio Rodrigues (Planeta, 2003); e do romance De cada amor tu herdarás só o cinismo (Objetiva, 2004). Na TV, no canal por assinatura GNT, apresenta o programa Sem controle com o humorista Marcelo Madureira.
***
“Tanta asneira, tanta invenção, tanta sandice se escreveu sobre Renato Russo e a Legião – e, o que é pior, mas inevitável, ainda se escreverá, porque a obra do músico e de sua banda continuará inspirando e influenciando gerações por vir de meninos e meninas sedentos de rock, vida e descoberta. Felizmente, existe o livro de Dapieve para corrigir e para iluminar o caminho.” (José Emilio Rondeau)