O governo russo solicitou a presença de representantes do Twitter e do Facebook para discutir a implantação de novas restrições na internet do país, seguindo leis aprovadas este ano. De acordo com um porta voz do Twitter, a companhia já discutiu uma possível visita à Rússia. O Facebook não comentou o caso.
Uma das novas leis determina que blogueiros que recebam mais de três mil visitas diariamente em suas páginas são obrigados a se registrar com o governo e seguir os requerimentos aplicados aos meios de comunicação de massa. Outra obriga que dados de usuários de internet sejam armazenados em centros de dados russos.
O Twitter tem sido utilizado como ferramenta para protestos contra o presidente Vladimir Putin e conteúdo já foi removido da rede social a pedido do governo. Em junho, depois de uma reunião, representantes do Kremlin afirmaram que o Twitter havia concordado em remover algumas contas críticas – a empresa negou que tenha removido contas, mas bloqueou a visualização de certos perfis na Rússia.