O tempo que consumidores europeus permanecem online ultrapassou, pela primeira vez, o tempo que eles gastam lendo jornais e revistas, revelou estudo da empresa Jupiter Research. A pesquisa concluiu também que o crescimento das novas mídias está expandindo o consumo de todas as mídias, em vez de roubar audiência da mídia impressa e televisiva.
O tempo de consumo de veículos impressos permaneceu estático a três horas por semana nos últimos dois anos, enquanto o tempo gasto online dobrou de duas para quatro horas. Telespectadores também estão gastando mais tempo assistindo à televisão: de 10 horas para 12 horas por semana.
A pesquisa entrevistou mais de cinco mil pessoas no Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, e revelou que, mesmo com o crescimento, o uso europeu da rede continua atrás dos índices nos EUA. Os americanos gastam 14 horas por semana online – o mesmo tempo gasto com TV – e apenas três horas lendo.
Crescimento potencial
A rápida expansão de conexões de banda larga na Europa deve acelerar ainda mais a tendência. O tempo médio gasto pelos internautas com banda larga na Europa foi de sete horas por semana, comparada às duas gastas por conexão discada. ‘O fato de que o consumo de internet tenha passado o consumo do impresso é um fator que comprova o estabelecimento da internet na Europa’, analisa Mark Mulligan, diretor de pesquisa da Jupiter Research. ‘Esta mudança vai, cada vez mais, influenciar as estratégias de distribuição de conteúdo, alocação de recursos com publicidade e estratégias de comunicação’, diz.
A pesquisa também revelou ‘uma clara divisão de gerações entre as mídias novas e as antigas’. Jovens com menos de 25 anos gastam seis horas online por semana. Isso representa metade do tempo que eles gastam vendo televisão, e três vezes mais do tempo dedicado ao impresso. Informações de Andrew Edgecliffe-Johnson [The Financial Times, 8/10/06].