Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O que passou e o que virá

A aproximação do fim do ano nos remete obrigatoriamente à questão da passagem do tempo: poderíamos fazê-lo todos os dias se, como nossos pais e avós, tivéssemos o salutar hábito da manter diários para rever e reviver o dia. A velocidade que impusemos às nossas existências nos veda este tipo de prazer.

Até recentemente os meios de comunicação mantinham esta tradição e as edições retrospectivas de dezembro cumpriam um importante papel – algumas convertiam-se em peças históricas.

A imprensa dá sentido aos fatos, junta fragmentos, costura o ontem com o hoje e nos prepara de alguma forma para o amanhã. Com isto em mente, criamos em 2008 uma edição especial de fim de ano que serve de referência sobre o que passou e advertência para o que pode acontecer.

Hoje, pelo sétimo ano consecutivo, o Observatório repete a experiência com a decisiva ajuda dos mesmos observadores que nos privilegiam com as suas percepções: Affonso Romano de Sant’Anna, poeta, ensaísta, jornalista, professor; Sergio Besserman Viana, economista, ambientalista; e Renato Lessa, cientista político, presidente da Biblioteca Nacional.

Para começar, uma pitada de humor: qual a interjeição que vocês usariam para acompanhar o período 2014-2015? Ufa!!! Ou oba!!! (Alberto Dines)