Um transtorno provavelmente orquestrado por um ataque hacker afetou milhões de fãs de videogames ao redor do mundo. As redes de jogos eletrônicos Xbox Live, da Microsoft, e a PlayStation Networks, da Sony, apresentaram problemas de conexão justamente no dia do Natal, nesta quinta-feira [25/12], quando inúmeros adeptos pretendiam usar os consoles que ganharam de presente. Um grupo de hackers chamado Lizard Squad está clamando a responsabilidade por tirar as redes do ar.
A Microsoft e a Sony reconheceram os problemas técnicos e pediram paciência aos jogadores, mas as empresas não divulgaram a raiz do problema que tornou impossível a conexão às suas redes. Enquanto a Live voltou ao ar nesta sexta-feira, a PSN, da Sony, continua off-line.
As duas empresas esperavam uso intenso das suas redes, já que o final de ano é um período de muitas vendas de consoles, quando muitos Xboxes One ou PlayStations 4 tentam se conectar pela primeira vez.
Três plataformas do Xbox foram afetadas pelo problema do serviço: Xbox One, Xbox 360, Xbox e em outros dispositivos, como consta no website da Microsoft. Mais de 110 milhões de pessoas usam a rede PSN, da Sony, e ao menos 46 milhões são usuárias da Xbox Live. Com os problemas de conectividade, jogadores ficam impedidos de jogar com outras pessoas, ou ter acesso a serviços de streaming, como o Netflix.
“Você está tendo problemas para se logar na Xbox Live?”, um serviço de alerta no site dos produtos da Microsoft questionava aos usuários na quinta-feira e na manhã desta sexta. De tarde, o site já informava aos usuários que a Live estava em pleno funcionamento, apesar de diversos serviços de terceiros estarem mostrando instabilidade.
A PSN da Sony, no entanto, permanece com problemas nesta sexta-feira, de acordo com a página de status do console.
“Nós estamos cientes de que alguns usuários estão experimentando dificuldades em se lohar na PSN. Nós vamos atualizar este artigo com qualquer mudança que ocorrer a respeito deste problema. Obrigado pela sua paciência”, dizia a mensagem da Sony.
Em sua conta no Twitter, o suposto grupo hacker responsável pelo ataque se gabou por retirar as redes do ar, e afirmou que as colocaria on-line novamente se muitas pessoas retuitassem a sua mensagem.
“Temos a nação sob controle”, escreveu Lizard Saquad em seu perfil, que não parece ter relação com o grupo “Guardians of Peace”, que atacou a Sony nos últimos dias devido ao lançamento do filme “A Entrevista”, que mostra o assassinato do líder norte-coreano Kim Jong Un.
Ainda na quinta-feira [25], o porta-voz da divisão Xbox da Microsoft Sean McCarthy se recusou a detalhar como a companhia estaria cuidando de possíveis brechas de segurança, dado os problemas que a Sony enfrentou com o lançamento de “A Entrevista”.
“Claro, é certo dizer que a temporada de festas é sempre uma época bastante trabalhosa para qualquer companhia de eletrônicos, então estamos trabalhando para assegurar a estabilidade da nossa infraestrutura para quando muitos consoles ficarem ativos pela primeira vez”, afirmou McCarthy.
Em sua conta no Twitter, Kim Dotcom, fundador do Megaupload, chegou a oferecer vales em centenas de dólares em seu site ao grupo de hackers caso eles parem com os ataques. Apesar do Lizard Squad aparentemente ter aceitado o acordo, as redes da Microsoft e da Sony continuam instáveis – não se sabe se por conta dos ataques ou do excesso de consoles novos tentando acessá-la.
Jogadores frustrados
O profissional de educação física Jorge Nogueira, de 32 anos, foi um dos afetados pela queda das redes de jogos. Ele e cerca de 12 amigos são membros de uma liga no jogo de futebol “Fifa” e pretendiam usar o feriadão para dar prosseguimento ao seu campeonato. No entanto, com as redes off-lines, os planos estão tendo que ser adiados.
– Já tínhamos nos organizado para jogar essa semana e prosseguir com a nossa programação de partidas. Consegui acessar a PSN ontem de manhã, mas desde então ela está fora do ar. Hoje tentei jogar, mas, novamente, não consegui – conta ele, que possui o videogame da Sony PlayStation 4.
Para Jorge, as empresas deveriam ter previsto problemas nesse final de ano, seja por possíveis ataques hackers, ou por sobrecarga devido aos novos consoles tentando acessar as suas redes.
– Os ataques hackers já estão ocorrendo há algumas semanas, então tanto a Microsoft como a Sony tiveram tempo para tentar melhorar as suas defesas. Agora, no caso de sobrecarga, é um problema pior, já que trata-se de um serviço pago e eles têm como prever a demanda de acessos, e se preparar para ela.
William Moraes Nunes, de 27 anos, foi outro que ficou frustrado com a queda das redes de jogos neste Natal. Dono de um PS4 e assinante da rede PSN Plus, ele esperava curtir o feriado conectado, já que um dos títulos que pretendia aproveitar só funciona on-line.
– Acredito que todo mundo que gosta de games espera um fim de semana ou feriado para curtir os jogos. Além do jogo “The Crew”, que infelizmente só funciona on-line, também estava ansioso para continuar o “GTA V”, pois houve uma atualização em que a cidade do jogo foi “enfeitada” com neve, árvores de natal e novos itens, mas isso apenas no modo on-line – afirma ele.
Assim como Jorge, William acredita que Sony e Microsoft pecaram em não se prevenir para possíveis ataques, e, por isso, o prejuízo está sendo dos jogadores:
– Já que não se pode prever ataques, elas poderiam ter colocado servidores de backups para o caso disso acontecer. Espero que isso se resolva logo por parte das empresas, até porque, outros ataques virão e elas precisam estar preparadas. (Com agências internacionais)