A New York Times Co., dona do jornal nova-iorquino de mesmo nome, anunciou na quinta-feira [19/2] dois novos indicados para seu conselho, Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Expedia, e Rebecca Van Dyck, executiva do Facebook. Os dois vão formalmente concorrer ao posto na eleição realizada na reunião anual de acionistas em 06 de maio.
Khosrowshahi, de 45 anos, é presidente e executivo-chefe desde 2005 da Expedia, uma agência de viagens on-line. Anteriormente, ele foi presidente e executivo-chefe da IAC Viagem, uma divisão do conglomerado de mídia liderado por Barry Diller. Rebecca, também de 45 anos, é diretora global da divisão de consumidor e de marketing da marca no Facebook desde 2012. Antes disso, ocupou cargos semelhantes na Levi Strauss & Co. e na Apple.
– O amplo conhecimento de Rebecca em marketing de marca e em gestão e a abrangente experiência digital e internacional de Dara, bem como uma significativa experiência financeira, vão adicionar mais profundidade e amplitude para o nosso excelente conselho de administração – afirmou Arthur Sulzberger Jr., editor-chefe do “New York Times” e presidente da New York Times Co.
David Liddle, sócio da empresa de capital de risco U.S. Venture Partners e membro do conselho desde 2000, vai se aposentar do conselho na mesma reunião.
– Agradecemos a David profundamente por seus muitos anos de sábios conselhos, apoio e serviço ao nosso conselho durante um período de transformação – disse Sulzberger. – Vamos sentir falta dele.
Os demais integrantes do conselho vão pleitear a reeleição. Outro membro do conselho, Thomas Middelhoff, ex-executivo-chefe do conglomerado de mídia Bertelsmann, deixou o cargo no ano passado e foi posteriormente condenado a três anos de prisão na Alemanha por peculato e evasão fiscal.
Mudança de foco na Página 1
A Times Co. tem se transformado nos últimos anos, na medida em que indústria mudou o foco de publicações impressas para uma vida mais imprevisível na Web.
Ainda na quinta-feira, o editor-executivo do “New York Times”, Dean Baquet, anunciou mudanças no processo de seleção de histórias para a primeira página da edição impressa, um movimento que destaca contínua transformação digital do jornal. Em uma nota, Baquet disseque as mudanças “destinam-se a assegurar que as nossas plataformas digitais sejam menos acorrentadas a prazos da edição impressa”.
“Precisamos publicar nossas melhores histórias não no final da noite, mas quando os leitores digitais do “New York Times” estão no seu auge: entre 7h e 19h”, escreveu ele.
Na nota, Baquet disse que os editores de cada área vão “escolher suas melhores histórias para plataformas digitais no que estamos chamando de Lista de Dean”. A cada dia, ele escreveu, os editores vão selecionar quais histórias a partir dessa lista “serão contadas em todas as nossas plataformas digitais – web, mobile, social e outras ainda por vir”.
Baquet escreveu que “a tradição de selecionar as notícias da Página 1 fez ‘Times’ se destacar por muito tempo”, e a gestão pretende “preservar o rigor deste processo, mas atualizá-lo para a era digital”. Daqui para frente, ele escreveu, as várias editorias do diário – seja a cobertura de cultura, negócios, política ou internacional – “vão competir pelo melhor espaço digital, em vez do impresso”.