Alguns leitores estão convencidos de que determinados repórteres do New York Times são motivados somente por política partidária, afirma o ombudsman Byron Calame em sua coluna de domingo [03/12/06]. Calame, por sua vez, acredita que os repórteres e editores dos grandes jornais não são motivados por devoção a alguma causa política ou partido político. ‘Então, o que motiva os repórteres de jornais?’, questiona.
Com base no contato e experiência que teve com centenas de jornalistas ao longo de sua carreira, ele alega que há alguns motivos mais fortes do que política. Para confirmar tais impressões, Calame conversou com dezenas de repórteres e editores do NYTimes, em esquema de confidencialidade. O ombudsman lembra que repórteres nas mais diversas redações do país podem ser motivados por diversos fatores, e não necessariamente pelos levantados por ele. Muitos editores são motivados pelos mesmos motivos que os repórteres, mas ainda assim há algumas diferenças, por isso Calame focou o resultado da pesquisa com informações apenas dos repórteres.
Furo
Os repórteres querem ser os primeiros a divulgar novos fatos ou idéias novas. Os jornalistas do NYTimes querem escrever matérias exclusivas. Os ‘furos intelectuais’, ou seja, matérias com um novo ponto de vista, são os que os repórteres mais almejam. ‘Quando você olha para todos os pontos que todos podem ver, e é o primeiro a ligá-los de maneira diferente e única, isto é recompensador’, diz um jornalista do diário.
Matérias com impacto
Todos os repórteres querem escrever artigos que vão ser comentados pelos leitores – mas alguns são motivados por jornalismo que produza ações corretivas ou mudanças benéficas. Um repórter afirmou que quer dar ‘voz aos que não têm’. Este é um dos fatores que motivam repórteres investigativos a ficar meses dedicados a um caso, para ‘corrigir o que está errado’.
Prêmios
Repórteres são mais relutantes em dizer que são motivados por prêmios. O critério para muitos concursos, no entanto, favorece matérias que causam mudanças. Por isso alguns repórteres sentem-se motivados a escrever artigos com este propósito, para aumentar suas possibilidades de ganhar um prêmio de jornalismo.
Impressionar fontes
Quanto mais um repórter se especializa em um tema, mais ele cultiva melhores fontes deste assunto. Alguns repórteres escrevem certos artigos que podem ser vistos como desfavoráveis por algumas fontes. Ainda assim, muitos desejam impressionar suas fontes pela precisão e profundidade que escrevem sobre o assunto no qual elas são especialistas. Afinal, muitos jornalistas obtêm feedback mais destas fontes do que dos próprios leitores.
Explicar o que realmente está acontecendo
Uma motivação fundamental para repórteres é a curiosidade. Explicar uma informação de uma situação complicada de maneira clara para os leitores – especialmente quando se é o primeiro a fazer isto – é algo que alguns repórteres consideram muito satisfatório.
Contar os fatos de maneira emocionante
Um repórter deseja contar um fato de maneira que o leitor vá até o final da matéria. E maior satisfação ainda é quando o leitor ri ou chora com a matéria, ou seja, se emociona.
Ganhar destaque na capa
A esperança de conseguir publicar uma matéria importante na capa é um desejo constante dos repórteres. No entanto, na medida em que os jornais fazem a transição para a internet, a relevância de se conseguir alcançar a primeira página vai provavelmente desaparecer.