O jornal The Guardian anunciou (em 19/03/) uma parceria com a rede americana CNN, a agência Reuters, o Financial Times e a revista semanal The Economist para criar uma plataforma unificada de publicidade digital que dará aos anunciantes acesso a um público de quase 110 milhões de usuários.
O periódico britânico, que está à frente da iniciativa, batizou aparceria de “Pangaea”. A nova plataforma começa a funcionar, ainda em caráter de teste, no mês que vem, oferecendo “soluções publicitárias automatizadas”, ou “programáticas”, compatíveis com a atual oferta de espaços para anunciantes nesses meios.
“Em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, a “Pangaea” oferecerá aos anunciantes uma solução única para aumentar sua influência e introduzi-los em um mercado cada vez mais fragmentado”, afirmou o principal responsável pelo projeto, Tim Gentry, diretor comercial do Guardian News & Media.
A aliança surge num momento em que grupos de mídia tentam aumentar o retorno obtido com a publicidade digital. O grupo ainda está negociando com potenciais novos integrantes.
Os cinco veículos que participam da Pangaea destacam que a parceria vai atrair principalmente companhias que procuram ter acesso à audiência qualificada e ressaltam que um em cada quatro dos seus usuários se encontra nas classes de maior poder aquisitivo.
A plataforma conta com leitores e espectadores na América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia, o que os integrantes da aliança acreditam ser uma solução perfeita para campanhas mundiais.
Os meios tradicionais almejam atrair parte do investimento publicitário digital que hoje está concentrado com Google e algumas redes sociais. Os grupos afirmam que a plataforma garantirá que os anúncios aparecerão ao lado de conteúdo de qualidade.
Mais fortes
“A Pangaea é uma iniciativa que fortalece a oferta das publicações de alta qualida de, já que garante para a publicidade uma plataforma na qual se pode confiar”, disse o diretor de vendas do britânico Financial Times, Dominic Good.
A diretora comercial global da Reuters Consumer Media, Shane Cuningham, disse, por sua vez, que, em um mercado no qual a automatização da publicidade é cada vez maior, a “confiança” que os meios tradicionais oferecem é um dos valores que os anunciantes mais apreciam.
A plataforma unificada será lançada por meio da Rubicon Project, empresa de tecnologia Los Angeles que detém uma plataforma que facilita a gestão dos anúncios na internet.
O velho e o novo
“Pangaea” é a palavra em inglês para Pangeia, o supercontinente que teria existido há pelo menos 200 milhões de anos, e unia todos os atuais continentes numa mesma extensão de terra. (Com agências internacionais)