Nos últimos quatro anos, o Iraque esteve, incessantemente, nas páginas de jornais, nos noticiários de TV, nas análises das revistas em todo o mundo. Mas, segundo Greg Mitchell, da Editor & Publisher [13/12/06], fazia falta algum veículo independente que publicasse material bruto dos iraquianos sem a filtragem dos correspondentes estrangeiros que cobrem o conflito no país.
Foi com este objetivo que surgiu o recém-lançado IraqSlogger. Seu diretor é o ex-chefe da divisão de notícias da CNN Eason Jordan, que deixou o posto em 2005 após declarações polêmicas sobre a guerra.
Jordan diz que o conceito do sítio surgiu ‘da sensação – que eu acho que muita gente tem – de que não havia mais para onde ir. Organizações de notícias individuais fazem um trabalho incrível, mas você pode passar grande parte do dia mudando de um sítio para outro e de um canal de TV para outro’.
O ex-diretor da CNN acredita, entretanto, que o conflito no Iraque ‘é a história do nosso tempo’. Seu objetivo é fazer do sítio nada menos do que ‘a principal fonte de informação do mundo voltada ao Iraque’ – e sem nenhuma ambição política, completa.
Notícias locais e curiosidades
O conteúdo da página vai desde links para artigos e editoriais de grandes jornais americanos a vídeos e piadas sobre o Iraque. Há também informações curiosas, como o fato de muitos iraquianos terem ficado viciados na série de TV americana Lost, e o que Jordan chama de ‘reportagens originais além do tradicional’.
Um dos serviços mais valiosos do IraqSlogger é um apanhado diário de notícias de jornais iraquianos que a mídia americana nunca se importou em traduzir. Para tanto, o sítio conta com o trabalho de pessoas fluentes em árabe nos EUA e no Iraque. Um dos colaboradores é responsável por monitorar a blogosfera iraquiana.
O IraqSlogger é o primeiro projeto da Preadict, companhia de notícias e informações voltada a cobrir ‘lugares quentes no mundo’ – e fundada e dirigida por Jordan. É aguardado lançamento, em breve, do IraqSafetyNet, serviço de informações – por assinatura – com dicas de ‘inteligência’ e segurança para empregadores (privados e governamentais) de pessoas em zonas de guerra.
Jordan é membro do Conselho de Relações Exteriores e do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, e co-fundador do grupo Iraq Safety Net, organização voltada a ajudar na proteção de profissionais de mídia no Iraque.