Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Imprensa contra a impunidade

O Instituto de Estudos Direito e Cidadania é uma organização não-governamental fundada em 1994 por membros do Ministério Público, advogados e juízes. Hoje, o IEDC congrega profissionais integrantes de diversas carreiras jurídicas, bem como interessados no debate para a construção de uma sociedade justa e democrática.

O IEDC tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos instrumentos de exercício da cidadania e de realização da Justiça, por meio de estudo, divulgação de idéias e atividades que concretizem o programa que a Constituição estabelece para a sociedade brasileira.

Entre os objetivos do IEDC destaca-se a observação das diversas correlações entre Direito, cidadania e sociedade, seja do ponto de vista da análise do funcionamento e integração das instituições e carreiras jurídicas com a sociedade civil e seus reflexos para a democracia, seja do ponto de vista do acesso à Justiça e da efetividade do Direito.

Desde sua fundação, o IEDC tem promovido debates e seminários, bem como organizado publicações dedicadas a esses temas. Nesse sentido, foram editados dois livros, em parceria com a Editora Atlas: Ministério Público I: Instituição e Processo e Ministério Público II: Democracia.

O IEDC lançou, juntamente com a Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, a publicação Cadernos de Direito e Cidadania I: Dialogando Sobre Direitos Humanos, em novembro de 1999. Em abril de 2000, foi publicado Cadernos de Direito e Cidadania II: 500 Anos e o Direito no Brasil.

O IEDC mantém o site <www.iedc.org.br>. Além disso site, o Observatório da Imprensa <www2.uol.com.br/observatorio>, organizado pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), da Unicamp, publica quinzenalmente o Cadernos de Direito e Cidadania, no qual o IEDC divulga artigos que abordam as relações entre a imprensa e o Direito ou, ainda, temas referentes à cidadania e ao aprimoramento do regime democrático.

O IEDC, instituição sem fins lucrativos, é de natureza multidisciplinar e plural, aberta à absorção de novos membros e à realização de parcerias e convênios voltados para a concretização de sua finalidade maior: contribuir para a construção da plena cidadania.

 

Veja também

Site do IEDC